A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular

Autores

  • Jussara de Paula da Silva Moura Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Thais Cerqueira Faria Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Deficiência, Educação inclusiva, Inclusão escolar, Ensino.

Resumo

O presente estudo é discutir a inclusão de crianças com deficiência em escolas regulares, objetivando se essas escolas e também os discentes estão capacitados para atender os alunos que irão precisar de todo apoio e dedicação dos mesmos. Sendo o aparato para recebê-los deve ser preparado antecipadamente a sua chegada pelo fato de precisarem de rampas, se for o caso de cadeirantes, entre outros itens que os alunos com deficiência precisam. Propõe-se uma discussão mais ampliada sobre a educação, refletindo o papel do professor.

Referências

BUENO J. G. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo, EDUC/PUCSP, 1993.

FERNANDES, Cleonice Terezinha. A construção do conceito de número e o pré-soroban. Brasília: MEC/Seesp, 2006.

FERNANDES, Sueli. Fundamentos para Educação Especial. Curitiba: IBPEX, 2011 PESSOTTI, Isaías. Deficiência Mental: Da supertição à ciência. São Paulo, T.A. Queiroz, 1984.

WERNECK, Cláudia. Muito Prazer, eu existo: um livro sobre as pessoas com Síndrome de Down. 2. Ed. Revista e ampliada. Rio de Janeiro: WVA, 1993.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Moura, J. de P. da S., & Cerqueira Faria, T. (2023). A Diversidade e Educação Inclusiva: Inclusão de Crianças com Deficiência na Escola Regular. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1285

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)