Inclusão Escolar, Interlocuções e Percalços no Ensino-Aprendizagem
Palavras-chave:
DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO-APRENDIZAGEM, DIVERSIDADEResumo
Este trabalho tem o propósito de descrever acerca da Educação inclusiva na investigação de possíveis transformações na escola, analisando o conceito de diversidades educacionais dos alunos com deficiência e o papel da Educação inclusiva no âmbito ensino aprendizagem. Quanto a metodologia utilizou-se a revisão bibliográfica. Os resultados enfatizaram que para que a inclusão aconteça realmente de fato faz necessário repensar de interlocuções e efetivação de recursos pedagógicos, sociais e políticos para atender os estudantes. Concluiu-se que, é de suma relevância novas ferramentas que sejam capazes de proporcionar uma aprendizagem ativa e eficiente.
Referências
BRASIL. Decreto n. 6.949, de 8 de ago.de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 10 out. 2023.
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 21 out. 2023.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de Dezembro de 1961. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 18 out.2023.
MANTOAN, M. T. E. (2002). A educação especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar. Universidade Estadual de Campinas. Unicamp, 25.
PLETSH, M. D. (2014). Educação especial e inclusão escolar: políticas, práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem. Poíesis Pedagógica, 12(1), 7-26
SASSAKI, R. K.(2004). Pessoas com deficiência e os desafios da inclusão. Revista Nacional de Reabilitação, 15, 20.
STRIEDER, R; ZIMMERMANN, A inclusão escolar e os desafios da aprendizagem. 2013. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/ainclusaoescolar-e-os-desafios-da-aprendizagem/54823. Acesso em: 17 out.2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Thais Aparecida Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.