Contextos educacionais na Pandemia: dicotomias do Ensino Remoto
Palavras-chave:
Pandemia ensino remoto, educadores, adoecimento mental, capacitaçãoResumo
Abordamos neste texto, os processos de novas construções educacionais de ensino- aprendizagem, dando ênfase ao ensino remoto, no qual engajaram duas professoras em uma escola pública no interior de Minas Gerais, refletindo sobre os desafios na aprendizagem remota e percalços nas tecnologias no processo de ensinar. Nossa hipótese é a de que o ensino remoto facilitou a (re)invenção educacional, mas provocaram efeitos psíquicos dessa sobrecarga diante ao ensino á distancia. Finalizamos resaltando a importancia de estratégicas e capacitação profissional dos profesores.
Referências
GATTI, B. A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, [S. l.], v. 34, n. 100, p.29- 42, 2020. DOI: 10.1590/s01034014.2020.34100.003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/7M6bwtN-Myv7BqzDfKHFqxfh/ Acesso em: 2 mai 2023 .
GONÇALVES DH, HELDT E. Transtorno de ansiedade na infância como preditor de psicopatologia em adultos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 6º de janeiro de 2010 [citado 17º de agosto de 2022];30(3):533. Disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/7568. Acesso em 16 abr. 2023;
LOADES, et al. Revisão sistemática rápida: o impacto do isolamento social e da solidão na saúde mental de crianças e adolescentes no contexto do COVID-19. Jornal da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0890856720303373 Acesso em: 09. mar.2023.
MELO, I. V. D. (2020). As consequências da pandemia (covid-19) na rede municipal de ensino: impactos e desafios, 1, 2423-2446. Disponível em : https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1377. Acesso em: 06 abr. 2023.
VALENCIO, N. (2020). Por um Triz: ordem social, vida cotidiana e segurança ontológica na crise relacionada à pandemia de COVID-19. O Social em Questão, 23(48),5374. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/5522/552264320002/html/index.html . Acesso em: 13 abr. 2023.
GATTI, B. A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, [S. l.], v. 34, n. 100, p.29- 42, 2020. DOI: 10.1590/s01034014.2020.34100.003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/7M6bwtN-
Myv7BqzDfKHFqxfh/ Acesso em: 2 mai 2023
GONÇALVES DH, HELDT E. Transtorno de ansiedade na infância como preditor de psicopatologia em adultos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 6º de janeiro de 2010 [citado 17º de agosto de 2022];30(3):533. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/7568. Acesso em 16 abr. 2023;
LOADES, et al. Revisão sistemática rápida: o impacto do isolamento social e da solidão na saúde mental de crianças e adolescentes no contexto do COVID-19. Jornal da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0890856720303373 Acesso em: 09. mar.2023.
Melo, I. V. D. (2020). As consequências da pandemia (covid-19) na rede municipal de ensino: impactos e desafios, 1, 2423-2446. Disponível em : https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1377. Acesso em: 06 abr. 2023.
VALENCIO, N. (2020). Por um Triz: ordem social, vida cotidiana e segurança ontológica na crise relacionada à pandemia de COVID-19. O Social em Questão, 23(48),5374. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/5522/552264320002/html/index.html . Acesso em: 13 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thais Aparecida Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.