O Programa de Extensão Aproxime-se e a Educação a Distância: Um Diálogo com a Comunidade sobre Perspectivas e Desafios da Educação Inclusiva

Autores

  • Ana Carolina Correia Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ramiro Barboza de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laura Guimarães Ramos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Henrique Ribeiro de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosineide Oliveira Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Extensão, Inclusão, Educação, Comunidade, Deficiência, Debate.

Resumo

Este artigo discorre sobre as atividades realizadas pelo programa de extensão Aproxime-se, destacando como referência o tema inclusão escolar, que foi o escolhido em 2023 para se debater presencialmente nos polos de UaB em três diferentes municípios de Minas Gerais. Os resultados apontam que as realizações dos eventos foram extremamente relevantes para a troca de saberes, de experiências e contribuíram para a interseção entre comunidade, ensino, pesquisa, extensão.

Referências

BARBOSA, Renan et al. Direitos de crianças com paralisia cerebral (pc): em debate a educação inclusiva a partir de “Cuerdas” In: 2º Congresso Internacional de Educação In-clusiva (II Cintedi) e a 2ª Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva, Paraíba, 2016.

BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia de assuntos jurídicos, Brasília, DF, 5 out. 1988. Tit. VIII, Cap. III, Sec. I. Acesso em: 11 out. 2023.

CORREIA, L. M. (2001). Educação Inclusiva ou Educação Apropriada? In Rodrigues, D. (Org.), Educação e Diferença – Valores e práticas para uma Educação Inclusiva. (pp. 123-142). Porto: Porto Editora, 2001.

GESSER, Marivete; BLOCK, Pamela; MELLO, Anahí Guedes de. Estudos da deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: CRV, p. 17-36, 2020.

RODRIGUES, David. Dez ideias (mal) feitas sobre a educação inclusiva. Inclusão e educa-ção: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, p. 299-318, 2006.

PLETSCH, Márcia Denise. O que há de especial na educação especial brasileira? Momento: diálogo em educação, v. 29, n. 1, p. 57-70, jan./abr., 2020.

SOLÍS, Pedro. Cuerdas. Um curta-metragem animação, en español, doblado al português. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XzT_SScmzZs&feature=youtu.be.isponível em "Cuer-das", Cortometraje completo - YouTube. Acessado em 18/10/2023.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Correia Almeida, A. C., Barboza de Oliveira, R., Guimarães Ramos, L., Ribeiro de Almeida, H., & Oliveira Silva, R. (2023). O Programa de Extensão Aproxime-se e a Educação a Distância: Um Diálogo com a Comunidade sobre Perspectivas e Desafios da Educação Inclusiva. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1298