Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação

Autores

  • Ana Carolina Correia Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gabriel Ferreira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cândido Berto da Silva Filho Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Tecnologias, Formação de professores, Mídias sociais

Resumo

Este estudo visa investigar percepções e desafios dos professores de inglês em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula visando entender como a formação docente pode superar possíveis barreiras e promover uma mentalidade aberta à inovação. Entre os desafios encontrados, estão a necessidade de capacitação dos educadores para lidar com as TICs. Os benefícios incluem motivação dos estudantes, ampliação das oportunidades de prática da língua em contextos reais e a personalização do aprendizado.

Referências

FREEMAN, D.; RICHARDS, J.C. (ed.). Teacher learning in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 351-378.

LOMICKA, L; LORD, G. Social networking and language learning. In: FARR, F; MURRAY, L. The Routledge handbook of language learning and technology. Nova Iorque: Routledge, 2016.

MIRANDA, G. J. Elaboração e aplicação de questionários. In: NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al (org.). Trabalho de Conclusão de Curso: uma abordagem leve, divertida e prática. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. p. 216-229

PRENSKY, M. (2001). Digital natives, digital immigrants. On the horizon, MCB University Press, v. 9, n. 5, 2001, p.1-6. Disponível em: http://www.twitchspeed.com/site/Prensky%20-

SIEMENS, G. Conectivismo: uma teoria da aprendizagem para a era digital. International Journal of Instructional Technology & Distance Learning, v. 2, nº 1, jan. 2005.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Correia Almeida, A. C., Ferreira da Silva, G., & Berto da Silva Filho, C. (2023). Percepções e Desafios no Ensino de Língua Inglesa com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1300