Programa de Extensão Aproxime-se: Diálogos sobre a Inclusão Escolar entre a Universidade e as Comunidades Locais

Autores

  • Bruna de Oliveira Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Carolina Correia Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Amanda Lima Alves Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gabriela Caroline Alves Claudino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Cláudia Pereira de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Educação a Distância, Inclusão Escolar, Pessoas com deficiência

Resumo

O Programa de extensão Aproxime-se, desenvolvido pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG, visa integrar a comunidade acadêmica e as comunidades locais atendidas por cursos a distância da UFMG. Em 2023, a equipe do Caed visitou três cidades mineiras para discutir o tema da inclusão escolar de pessoas com deficiência e realizou roda de conversa, cinema comentado e distribuição de cartilha produzida para as ações. Os resultados alcançados demonstram o êxito coletivo dos eventos.

Referências

BATISTA, Cristina Abranches Mota. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado para deficiência mental/ Cristina Abranches Mota Batista, Maria Tereza Egler Mantoan. Brasília: MEC, SEESP. 2005, 88 p.: il.

BARNES, COLIN, MIKE OLIVER, LEN BARTON. Introduction. Disability Studies today(Eds.): 1-17. Cambridge: Polity Press, 2002

PLETSCH, Márcia Denise. O que há de especial na educação especial brasileira? Momento: diálogo em educação, v. 29, n. 1, p. 57-70, jan./abr., 2020.

UPIAS. 1976. Fundamental principles of disability. http://www.leeds.ac.uk/disability-studies/archiveuk/UPIAS/fundamental%20principles.pdf (acesso em 22 maio 2023).

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Gonçalves, B. de O., Correia Almeida, A. C., Lima Alves Pereira, A., Caroline Alves Claudino, G., & Pereira de Souza, A. C. (2023). Programa de Extensão Aproxime-se: Diálogos sobre a Inclusão Escolar entre a Universidade e as Comunidades Locais. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1296