As Tecnologias e o Magistério: os Desafios do Docente em Sala de Aula
Palavras-chave:
tecnologias, professor, sala de aula, recursosResumo
As tecnologias transformaram os paradigmas educacionais. No entanto, o uso delas ainda é um grande desafio para muitos profissionais do magistério. Em tese, esse artigo
tem por objetivo abordar alguns problemas relacionados ao uso das tecnologias em sala de
aula e algumas reflexões de sua importância, carência e o uso delas pelos professores. O
trabalho, portanto, destaca o docente e seus diagnósticos a respeito das tecnologias.
Referências
BERBEL, Neusi. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e humanas, Londrina, v. 32, n° 1, p. 25-40, jan/jun. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ensino Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. São Paulo: Editora Atlas S.A.,2017.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M. (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2016. P.130-145.
MELLO, G. N. de. JC Debate sobre educação e Tecnologia. TV Cultura. São Paulo, 2014.Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=2aTgk5NRjGk> Acesso em 05/jul/2018.
MICCOLI, L. Experiências, Crenças e Ações: uma relação estreita na sala de aula de LE. In: SILVA (Org.). Crenças, Discursos e Linguagens. Campinas: Pontes, 2010. P.135-165.
OLIVEIRA, J. S. de. Professor X TICS: dificuldades ou comodismo. Diálogos Educacionais em Revista, v. 3, n. 1, p. 102, 2012.
RIBEIRO, Andréa. Jogos online no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola editorial, p. 159-174, 2017.
SEGANTINI, Jésus Henrique. O uso das tecnologias na sala de aula, como ferramenta pedagógica e seus reflexos no campo. Universidade Federal do Paraná. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Thais Cerqueira Faria, jussara de Paula da Silva Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.