As Tecnologias e o Magistério: os Desafios do Docente em Sala de Aula

Autores

  • Thais Cerqueira Faria Instituto Federal Fluminense
  • jussara de Paula da Silva Moura Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

tecnologias, professor, sala de aula, recursos

Resumo

As tecnologias transformaram os paradigmas educacionais. No entanto, o uso delas ainda é um grande desafio para muitos profissionais do magistério. Em tese, esse artigo
tem por objetivo abordar alguns problemas relacionados ao uso das tecnologias em sala de
aula e algumas reflexões de sua importância, carência e o uso delas pelos professores. O
trabalho, portanto, destaca o docente e seus diagnósticos a respeito das tecnologias.

Referências

BERBEL, Neusi. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e humanas, Londrina, v. 32, n° 1, p. 25-40, jan/jun. 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ensino Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. São Paulo: Editora Atlas S.A.,2017.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M. (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2016. P.130-145.

MELLO, G. N. de. JC Debate sobre educação e Tecnologia. TV Cultura. São Paulo, 2014.Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=2aTgk5NRjGk> Acesso em 05/jul/2018.

MICCOLI, L. Experiências, Crenças e Ações: uma relação estreita na sala de aula de LE. In: SILVA (Org.). Crenças, Discursos e Linguagens. Campinas: Pontes, 2010. P.135-165.

OLIVEIRA, J. S. de. Professor X TICS: dificuldades ou comodismo. Diálogos Educacionais em Revista, v. 3, n. 1, p. 102, 2012.

RIBEIRO, Andréa. Jogos online no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola editorial, p. 159-174, 2017.

SEGANTINI, Jésus Henrique. O uso das tecnologias na sala de aula, como ferramenta pedagógica e seus reflexos no campo. Universidade Federal do Paraná. 2014.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Cerqueira Faria, T., & de Paula da Silva Moura, jussara. (2023). As Tecnologias e o Magistério: os Desafios do Docente em Sala de Aula. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1283