Percepções de preconceitos linguísticos no ensino da língua estrangeira: uma análise bibliométrica
Palavras-chave:
: Preconceito Linguístico,, Bibliometria, Ensino, Língua PortuguesaResumo
Esta pesquisa faz um levantamento se baseando nos dados da Scopus para analisar, a partir da bibliometria, os fatores que predispõem os preconceitos linguísticos no ensino de português. Tem por objetivo analisar dados gerados de pesquisas contribuindo para agregar opiniões de docentes sobre o ato de aceitar as variações linguísticas em sala de aula. Pode-se concluir que a temática é muito
presente nas pesquisas científicas, mas ainda é um grande desafio a ser enfrentado nas escolas.
Referências
BAGNO, Marcos. A inevitável travessia: da prescrição gramatical à educação linguística. In: BAGNO; GAGNÉ; STUBBS. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
BORTONI, Ricardo,martis, Stella. St. Educação em língua materna: A sociolinguística na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
GUIMARÃES, A. J. R.; MOREIRA, P. S. C.; BEZERRA, C. A. Modelos de inovação:Análise bibliométrica da produção científica. Brazilian Journal of Information Science:
Research trends, vol.15 publicação continua, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Luciana de Oliveira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.