Percepções de preconceitos linguísticos no ensino da língua estrangeira: uma análise bibliométrica

Autores

  • Thais Cerqueira Faria Instituto Federal Fluminense
  • Jussara de Paula da Silva Moura Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Luciana de Oliveira Silva Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

: Preconceito Linguístico,, Bibliometria, Ensino, Língua Portuguesa

Resumo

Esta pesquisa faz um levantamento se baseando nos dados da Scopus para analisar, a partir da bibliometria, os fatores que predispõem os preconceitos linguísticos no ensino de português. Tem por objetivo analisar dados gerados de pesquisas contribuindo para agregar opiniões de docentes sobre o ato de aceitar as variações linguísticas em sala de aula. Pode-se concluir que a temática é muito
presente nas pesquisas científicas, mas ainda é um grande desafio a ser enfrentado nas escolas.

Referências

BAGNO, Marcos. A inevitável travessia: da prescrição gramatical à educação linguística. In: BAGNO; GAGNÉ; STUBBS. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

BORTONI, Ricardo,martis, Stella. St. Educação em língua materna: A sociolinguística na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

GUIMARÃES, A. J. R.; MOREIRA, P. S. C.; BEZERRA, C. A. Modelos de inovação:Análise bibliométrica da produção científica. Brazilian Journal of Information Science:

Research trends, vol.15 publicação continua, 2021.

Downloads

Publicado

25-06-2023

Como Citar

Cerqueira Faria, T., de Paula da Silva Moura, J., & de Oliveira Silva, L. (2023). Percepções de preconceitos linguísticos no ensino da língua estrangeira: uma análise bibliométrica. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(15). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1110