A educação inclusiva e aprendizagem: implicações para o atendimento aos educandos
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Legislação, Dificuldades de aprendizagemResumo
O convívio e a aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais especiais deve ser feito embasado na solidariedade e no respeito ao
outro. Esse estudo justifica-se por ser importante para educação inclusiva e suas implicações, em especial o direito à educação. O objetivo foi apontar as implicações da inclusão escolar, especificamente, busca discutir sobre práticas pedagógicas que propiciem a inclusão social no Brasil, de modo a atender àqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem no ensino da leitura e da escrita e de cálculo.
Referências
ALVES, Denise de Oliveira; GOTTI, Marlene de Oliveira; GRIBOSKI, Claudia Maffini; BRASIL. Lei nº 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Saraiva, 1996.
BRASIL. Parecer n.º 17. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2001a.
BRASIL. Resolução CNE/CEB 04 de 02 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília-DF. 2009.
DAGHETTI Kelly; SANTOS, Juliano Ciebre dos. Sala de Recurso: A Importância da Sala de Recurso como Parte do Processo de Inclusão, no Contexto Escolar. 2013.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2005.
GONZALES, Jose Antônio Torres. Educação e Diversidade: base didática e organizativa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MITTLE, Peter- Educação Inclusiva: contextos sociais. Trad. Windyz Brazão Ferreira. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MRECH, Leny Magalhães. Educação Inclusiva: Realidade ou Utopia? 2001.
SANTOS, Nilza Maria. Problematização das Dificuldades de Aprendizagem. Londrina: PR, 2009.
WEISS, A. M. L. & CRUZ, M. L. R. da. Compreendendo os alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem. In GLAT, R. (org.) Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. 2. ed. RJ: 7Letras, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Thais Cerqueira Faria, Jussara de Paula da Silva Moura, Cristiana Barcelos da Silva, Francislaine Aparecida de Rezende Sgro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.