A educação inclusiva e aprendizagem: implicações para o atendimento aos educandos

Autores

  • Thais Cerqueira Faria Instituto Federal Fluminense
  • Jussara de Paula da Silva Moura Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Cristiana Barcelos da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Francislaine Aparecida de Rezende Sgro Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Legislação, Dificuldades de aprendizagem

Resumo

O convívio e a aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais especiais deve ser feito embasado na solidariedade e no respeito ao
outro. Esse estudo justifica-se por ser importante para educação inclusiva e suas implicações, em especial o direito à educação. O objetivo foi apontar as implicações da inclusão escolar, especificamente, busca discutir sobre práticas pedagógicas que propiciem a inclusão social no Brasil, de modo a atender àqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem no ensino da leitura e da escrita e de cálculo.

Referências

ALVES, Denise de Oliveira; GOTTI, Marlene de Oliveira; GRIBOSKI, Claudia Maffini; BRASIL. Lei nº 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Saraiva, 1996.

BRASIL. Parecer n.º 17. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2001a.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 04 de 02 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília-DF. 2009.

DAGHETTI Kelly; SANTOS, Juliano Ciebre dos. Sala de Recurso: A Importância da Sala de Recurso como Parte do Processo de Inclusão, no Contexto Escolar. 2013.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2005.

GONZALES, Jose Antônio Torres. Educação e Diversidade: base didática e organizativa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MITTLE, Peter- Educação Inclusiva: contextos sociais. Trad. Windyz Brazão Ferreira. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MRECH, Leny Magalhães. Educação Inclusiva: Realidade ou Utopia? 2001.

SANTOS, Nilza Maria. Problematização das Dificuldades de Aprendizagem. Londrina: PR, 2009.

WEISS, A. M. L. & CRUZ, M. L. R. da. Compreendendo os alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem. In GLAT, R. (org.) Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. 2. ed. RJ: 7Letras, 2011.

Downloads

Publicado

25-06-2023

Como Citar

Cerqueira Faria, T., de Paula da Silva Moura, J., Barcelos da Silva, C., & Aparecida de Rezende Sgro, F. (2023). A educação inclusiva e aprendizagem: implicações para o atendimento aos educandos . Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(15). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1108