A Prática Docente na Educação Digital Escolar

desafios e possibilidades

Autores

  • Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Carolina Correia Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thiago Henrique Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação Digital Escolar, Educação Básica, práticas pedagógicas, tecnologias digitais, escola pública

Resumo

Este artigo analisa como professores da Educação Básica em escolas públicas enfrentam desafios e exploram possibilidades da Educação Digital. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura, com foco em estudos publicados entre 2020 e 2025 sobre a integração das tecnologias digitais às práticas pedagógicas. Os resultados mostram limitações estruturais e formativas, mas também experiências inovadoras. Conclui-se que a consolidação da Educação Digital Escolar requer políticas públicas articuladas, formação docente crítica e uso pedagógico intencional das tecnologias.

Referências

BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital - PNED. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 160, n. 8, p. 1, 12 jan. 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14533.htm. Acesso em: 28 abr. 2025.

COSTA, M. C. B.; NOGUEIRA, A. L. H. Entre o escrito e o lido, o vivido: o computador como ponte para participação social. Revista de Pedagogia, Goiânia, v. 31, n. 2, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67104.

DANTAS, A.; OLIVEIRA, M. T. Construção e aplicação de uma sequência didática utilizando o smartphone como recurso tecnológico para o ensino de Biologia. REAMEC, v. 8, n. 1, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9483.

FARIA, Adriano Antônio. Formação docente e práticas inovadoras na EaD. In: FARIA, Adriano Antônio; LOPES, Luís Fernando (Org.). Práticas pedagógicas em EaD. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2014. p. 11–41.

FERNANDES, R. F.; SANT'ANA, A. S. C. O ensino de robótica educacional por meio de metodologias ativas: o olhar da fenomenologia para os desafios e possibilidades na prática pedagógica do professor. Interfaces Científicas, v. 12, n. 35, 2021. DOI: 10.26514/inter.v12i35.4835.

FERREIRA, G. R. A. M. et al. Trilha Digital Gamificada: Relato de experiência de um trabalho colaborativo entre Universidade e Escola. Revista de Educação da UFS, v. 13, n. esp1, p. 253-262, 2024. DOI: 10.36239/revisa.v13.nesp1.p253a262.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2013.

MARTINS, L.; ESTEVÃO, G. C.; MARTINS, R. E. M. W. Geografia e Google Earth na sala de aula: proximidades, diálogos e aprendizagens. Revista de Pedagogia, Goiânia, v. 31, n. 2, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i2.67098.

MOREIRA, A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 27 abr. 2025.

MOREIRA, W. Revisão de literatura e desenvolvimento científico: conceitos e estratégias para confecção. Janus, Lorena, ano 1, n. 1, 2º sem. 2004. Disponível em: https://surl.lu/ptdlxs. Acesso em: 27 abr. 2025.

OLIVEIRA, V. J. V.; OLIVEIRA, A. D. As contribuições do recurso Zoho Show com a utilização da Web 2.0 na condução da aprendizagem dos alunos de uma escola pública de Campo Grande - MS. Revista Foco, v. 16, n. 12, 2023. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/3853. Acesso em: 27 abr. 2025

RODRIGUES-MOURA, S. et al. Uso do webfólio como instrumento avaliativo da aprendizagem em Física: reflexões formativas. Cadernos de Pesquisa em Educação, v. 5, n. 11, 2020. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/551. Acesso em: 27 abr. 2025

RUAS, V. L. O. F.; MACÊDO, J. A.; CRISÓSTOMO, E. Letramento de estudantes da educação básica na era das mídias digitais. Revista de Educação Pública, v. 21, n. 3, p. 29-37, 2021. DOI: 10.29276/redapeci.2021.21.315802.29-37.

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

Duarte, M. M. T. A. de S., Correia Almeida, A. C., & Rodrigues dos Santos, T. H. (2025). A Prática Docente na Educação Digital Escolar: desafios e possibilidades. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 118–123. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1416

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)