O conceito Design-REA multimodal para análise de ambientes digitais e materiais didáticos à luz da educação aberta

Autores

Palavras-chave:

Design-REA Multimodal, recursos educacionais abertos, multiletramentos, multimodalidade, ambientes digitais

Resumo

Este trabalho apresenta o conceito Design-REA Multimodal (DRM) (SILVA, 2023) como auxílio para análise de ambientes digitais – plataforma, repositório, portal, sites etc. – e materiais didáticos na concepção dos recursos educacionais abertos (REA) e dos multiletramentos. O conceito é composto por quatro critérios com questionamentos norteadores, contribuindo para a análise de ambientes digitais de hospedagem de material e de recursos educacionais. Para análise dos ambientes digitais o critério Design da plataforma/do repositório e para análise dos REA os critérios Design dos multiletramentos (multimodalidade e sociocultural), Design educacional e Design técnico.

Biografia do Autor

Elaine Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Linguística Aplicada pela UFMG, Especialista em Ensino de Língua Espanhola pela UCAM e licenciada em Letras Português/Espanhol pela UniFSJ. É integrante do Grupo Texto Livre e do projeto REALPTL, ambos da UFMG. Suas pesquisas relacionam-se com Linguagem e Tecnologia, Recursos Educacionais Abertos, Softwares Livres/Abertos e Gêneros Digitais.

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Publicado

25-06-2023

Como Citar

Teixeira, E. (2023). O conceito Design-REA multimodal para análise de ambientes digitais e materiais didáticos à luz da educação aberta. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(15). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1103

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