As novas tecnologias: o uso do computador como instrumento interdisciplinar de aprendizagem na pandemia.

Autores

  • Janaina Ferreira de Souza Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Cristiane Farias da Silva Lima SEEDF - ESCOLA CLASSE 40 DE CEILÂNDIA
  • Edvane Bento SEEDF - ESCOLA CLASSE 40 DE CEILÂNDIA

Palavras-chave:

Computador, interdisciplinaridade, prática docente, tecnologia, aprendizagem, , formação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo reconhecer as contribuições do computador para a interdisciplinaridade durante a pandemia, identificando uma metodologia para a prática docente, que apresenta dificuldades de promover aulas interdisciplinares por meio desta tecnologia. Percebe-se que a geração de alunos que estão no Ensino Fundamental I apresentam conhecimentos como usuários que por vezes professores com maior tempo de atuação e formação não possuem. Mesmo assim, os professores tiveram que buscar pelo conhecimento para aplicar aulas interdisciplinares eficazes em ambientes tecnológicos.

Biografia do Autor

Cristiane Farias da Silva Lima, SEEDF - ESCOLA CLASSE 40 DE CEILÂNDIA

Professora da Secretaria de Educação (Ensino Fundamental I – Anos Iniciais do 1º ao 5º ano) desde 2000 com 21 de experiência, formada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB, Pós-graduada em Docência no Ensino Superior pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas ¬– ICSH e Psicopedagogia Reeducativa pela Faculdade Central de Cristalina. Durante todos os anos realizou Cursos de formação continuada pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação – EAPE, Universidade de Brasília, Faculdade Integrada de Araguatins – FAIARA, Plataforma AVAMEC (ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas), Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, Muito Estudos Cursos On-line ABED, Centro de Educação a Distância -CENED, Instituto Preparação Profissional – PROED, Instituto Brasileiro de Educação -IBE, Instituto de Educação – ETHIKOS e Universidade Estadual do Maranhão – PROEXAI.

Edvane Bento, SEEDF - ESCOLA CLASSE 40 DE CEILÂNDIA

Professora da Secretaria de Estado de Educação( Ensino Fundamental 1- Anos iniciais do 1º ao 5º ano, desde 1999. 22 de experiência, graduação em Pedagogia pela UNICEUB de Brasília, Pós graduada em: Psicopedagogia (FACETEN), Psicomotricidade( BARÃO DE MAUÁ) e Neuropsicopedagogia (FAIARA). Durante esses anos de Secretaria, realizei cursos de formação continuada por escolas de aperfeiçoamento para os profissionais de educação- EAPE( Universidade de Brasília)- Centros de Educação a distância- FAIARA- AVAMEC ( Ambiente virtual)- UNICEUB- IMPAR- CENED- IBE- PROED- ETHIKOS- ICSH- UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Referências

FAZENDA, Ivani C Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994, p. 42.

FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 15º Ed. Campinas, SP: Papirus 2008, p. 82.

LOPES, José Junio. A Introdução da Informática no Ambiente Escolar. Disponível em: <http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm>. Acesso em: 04 jun. 2011, 15:20

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: Edufal, 2002, 210p.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/novtec.htm>. Acesso em: 15 Mai. 2012, 20:23.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

Souza, J. F. de ., Lima, C. F. da S. ., & Silva, E. B. da . (2021). As novas tecnologias: o uso do computador como instrumento interdisciplinar de aprendizagem na pandemia. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(12). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/556