A Ludicidade No Processo Ensino-Aprendizagem No 1º Ano Do Ensino Fundamental

Autores

  • Janaina Ferreira de Souza Escola Classe 40 de Ceilândia - SEEDF
  • Cristiane Farias da Silva Lima Escola Classe 40 de Ceilândia
  • Cristina Farias da Silva SESC- Serviço Social do Comércio em Ceilândia DF

Palavras-chave:

Lúdico, Aprendizagem, Educandos.

Resumo

O presente artigo propôs a reflexão sobre a temática norteadora que se
constitui na importância da ação lúdica no processo ensino-aprendizagem dos
alunos de 1° ano do ensino fundamental. A ludicidade é condição necessária para
que o professor tenha maiores subsídios, a serem agregados na prática pedagógica,
por meio de atividades lúdicas que favoreçam o crescimento individual e social dos
educandos proporcionando o seu desenvolvimento integral.

Biografia do Autor

Janaina Ferreira de Souza, Escola Classe 40 de Ceilândia - SEEDF

Professora efetiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 2018. Trabalhou como contrato temporário do ano de 2010 a 2017. Formada em Biologia (Licenciatura e Bacharel) pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB desde 2008 e em Pedagogia pela a Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - Facibra, desde 2016. Pós-graduada em Supervisão e Orientação Educacional e em Educação Ambiental pelo Centro Universitário Barão de Mauá, nos anos de 2014 e 2016, respectivamente. Realização de diversos cursos na área de educação ao longo da jornada educativa, tais como cursos da EAPE, Universidade de Brasília, Plataforma AVAMEC, Centro de Educação a distândia - CENED, entre outros.

Cristina Farias da Silva, SESC- Serviço Social do Comércio em Ceilândia DF

Formou seu Ensino Médio na Escola Normal de Ceilândia DF –  Cursou Normal – professor  Educação Infantil e Séries Iníciais,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília – Taguatinga – DF, com  Habilitação em Orientação Educacional e Administração Escolar – Licenciatura Plena. Pós Graduada em Especialização em Psicopedagogia Reeducativa, (Clínica e Institucional) – Conclusão em 25 de março de 2013 pelo Centro Universitário de Anápolis, Pós graduada em Especialista em  Neuropedagogia e Docência do Ensino Superior, Especialista em Neuropedagogia e Psicanálise Especialista em Neuropedagogia e Saúde Mental –  Conclusão em maio de 2014 pela Faculdade de Tecnologia de Palmas, Pós Graduada em Neuropsicologia Aplicada à Educação – Conclusão em Janeiro de 2020 pela Unieuro. Já atuou como professora do Ensino Fundamental I no Colégio Dinâmico, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Eja no SESI – Serviço Social da Indústria, como professora de Contrato temporário na Secretaria de Educação do DF, Orientadora Educacional no SESC – Serviço Social do Comércio. Atualmente atua como professora do Ensino Fundamental I no SESC – Serviço Social do Comércio em CeiLândia DF. Realizou publicação de Artigo na Revista Conversa com a Proposta Pedagógica – Rede EDUSESC DF – Diálogo com a Proposta Pedagógica. Interessa-se por Orientação pedagógica, Coordenação Pedagógica e professora da Educação Infantil ou Ensino Fundamental I. 

Referências

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo:

Summus, 1984.

DOHME, Vânia. Atividades lúdicas na Educação. O caminho de tijolos amarelos

da aprendizagem. 2ª edição Vozes

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis – o jogo, a criança e a educação.

Petrópolis: Vozes, 1998.

LÜDKE, Menga , ANDRÉ, Marli E. D. A, Pesquisa em Educação: Abordagens

Qualitativas. São Paulo,EPU. 1986.

NEGRINI, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil – simbolismo e

jogo. Porto Alegre: Prodil, 1999

CURRÍCULARES, Parâmetros. Módulo de Educação Física

VIGOSTSKI, L.S. A formação social da mente. O desenvolvimento dos

processos psicológicos superiores. São Paulo, Martins Fontes, 2003

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

Souza, J. F. de ., Lima, C. F. da S. ., & Silva, C. F. da . (2021). A Ludicidade No Processo Ensino-Aprendizagem No 1º Ano Do Ensino Fundamental . Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(12). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/539