Formação-Profissão das Docentes do Campo/Roça

Autores

  • Ana Maria Anunciação da Silva Secretaria Municipal de Educação de Ichu (BA) / Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0002-8134-6737
  • Antonio José de Souza Universidade Católica do Salvador (UCSal) / Secretaria Municipal de Educação de Itiúba/BA http://orcid.org/0000-0003-3416-5527

Palavras-chave:

Formação, docência, campo/roça, narrativas (auto)biográficas

Resumo

Este trabalho é fruto de um estudo maior, orientado pelo segundo autor. As docentes narram as trajetórias formativas, resgatando as memórias, os percursos de formação e a constituição da profissão no campo/roça. Seus relatos trazem, entre outras coisas, os aspectos significativos e simbólicos do “tornar-se docente”, ao final, testemunham a pluralidade dos saberes da roça entrelaçados as suas existências e trajetória profissional.

Biografia do Autor

Ana Maria Anunciação da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Ichu (BA) / Universidade do Estado da Bahia

Pedagoga. Mestranda em Educação e Diversidade (UNEB). Especialista em Educação do Campo (IFBaiano/Serrinha). Professora da Educação Básica do município de Ichu (BA). Integrante do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (LaPPRuDes/IFBaiano).

Antonio José de Souza, Universidade Católica do Salvador (UCSal) / Secretaria Municipal de Educação de Itiúba/BA

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) – em período sanduíche como pesquisador doutorado livre na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus IV). Especialista em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano/Campus Senhor do Bonfim). Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza/CE (FCF). Licenciado em História pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA/Salvador). Professor da Educação Básica do município de Itiúba/BA. Professor-orientador e colaborador da Especialização em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano/Campus Serrinha). Integrante do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (LaPPRuDes/IFBaiano), da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Referências

AGUIAR, W. M. J.; Ozella, S.. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 26, n. 2, p. 222-245, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932006000200006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 05 set. 2020.

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos A. Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BHABHA, H. K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila et al. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(as): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 156-168, maio/ago. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/99YrW4ny4PzcYnSpVPvQMYk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 05 set. 2020.

HALL, S. A questão da identidade cultural. Tradução de Guacira L. Louro e Tomaz da Silva. Porto Alegre: Faculdade de Educação UFRGS,1996.

JOSSO, M-C. As histórias de vida como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: PASSEGGI, M. da C. (Org.). Tendências da pesquisa (auto)biográfica. Natal: RN, EDFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

RIOS, J. A. V. P. Profissão Docente na Roça. Salvador: EDUFBA, 2015.

SOUZA, A. J. de. O já-dito e não-dito acerca das identidades e cultura afro-brasileira: histórias de vida-formação-profissão dos docentes de classes multisseriadas. Curitiba: Editora CRV, 2018.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

Silva, A. M. A. da ., & Souza, A. J. de . (2021). Formação-Profissão das Docentes do Campo/Roça. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(12). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/533