Monólogo De Um Professor Negrogay Situado

Autores

  • Antonio José de Souza Universidade Católica do Salvador (UCSal) / Secretaria Municipal de Educação de Itiúba/BA http://orcid.org/0000-0003-3416-5527

Palavras-chave:

Identidade negrogay, família inter-racial, docência, história de vida

Resumo

Trata-se de um estudo escrito por um interlocutor de primeira pessoa, que pensa alto. É o entrecruzamento das lembranças de uma história de vida com as experiências pessoais de um homem-professor interseccionado pela negritude, masculinidade e homossexualidade. O testemunho de um negrogay situado em uma família inter-racial de mulheres. Um instrumento de (auto)análise na docência e vivências escolares. É parte da tese de Doutorado, em construção, do autor – sob a orientação da Professora Drª. Elaine Pedreira Rabinovich.

Biografia do Autor

Antonio José de Souza, Universidade Católica do Salvador (UCSal) / Secretaria Municipal de Educação de Itiúba/BA

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) – em período sanduíche como pesquisador doutorado livre na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus IV). Especialista em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano/Campus Senhor do Bonfim). Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza/CE (FCF). Licenciado em História pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA/Salvador). Professor da Educação Básica do município de Itiúba/BA. Professor-orientador e colaborador da Especialização em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano/Campus Serrinha). Integrante do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (LaPPRuDes/IFBaiano), da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Referências

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Correa. Campinas, SP: Papirus. 1996.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana R. Lessa e Heloísa P. Cintrão. São Paulo: EDUSP, 2013.

COSTA, J. F. Da cor ao corpo: a violência do racismo. In: SOUZA, N. S. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal, 1983, p. 1-16.

EVARISTO, C. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

GOFFMAN, E. Estigma. Tradução de Márcia B. de M. L. Nunes. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

LINS, D. O dedo no olho: micropolíticas do cotidiano. São Paulo: Annablume, 1999.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos A. R. de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MORRISON, T. Amada. Tradução de José R. Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

OLIVEIRA, I. M. de; BOTELHO, D. M.; SANTOS, A. C. dos. A solidão dos/as docentes homossexuais: narrativa e reflexão sobre o/a professor/a homossexual. In: PEREIRA, D. (Org.). Sexualidade e relações de gênero 2. Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2019, p. 108-116.

PIERRON, J.-P. Le climat família: une poétique de la famille. Paris: Eds du Cerf, 2009.

REVISTA EXAME. Mourão diz que família sem pai ou avô é fábrica de elementos desajustados. 17 set. 2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/mourao-diz-que-familia-sem-pai-ou-avo-e-fabrica-de-elementos-desajustados/. Acesso em: 23 out. 2019.

RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François et al. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, T. T. da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995, p. 159-177.

SARTRE, J.-P. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SOUZA, A. J. de. O já-dito e não-dito acerca das identidades e cultura afro-brasileira: histórias de vida-formação-profissão dos docentes de classes multisseriadas. Curitiba: CRV, 2018.

TENÓRIO, J. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

TREVISAN, J. S. Pai, Pai. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2017.

VALSINER, J. Fundamentos de uma psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Tradução de Ana Cecília de S. Bastos. Porto Alegre: Artmed, 2012.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

Souza, A. J. de . (2021). Monólogo De Um Professor Negrogay Situado. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(12). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/528