Monólogo De Um Professor Negrogay Situado
Palavras-chave:
Identidade negrogay, família inter-racial, docência, história de vidaResumo
Trata-se de um estudo escrito por um interlocutor de primeira pessoa, que pensa alto. É o entrecruzamento das lembranças de uma história de vida com as experiências pessoais de um homem-professor interseccionado pela negritude, masculinidade e homossexualidade. O testemunho de um negrogay situado em uma família inter-racial de mulheres. Um instrumento de (auto)análise na docência e vivências escolares. É parte da tese de Doutorado, em construção, do autor – sob a orientação da Professora Drª. Elaine Pedreira Rabinovich.
Referências
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Correa. Campinas, SP: Papirus. 1996.
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana R. Lessa e Heloísa P. Cintrão. São Paulo: EDUSP, 2013.
COSTA, J. F. Da cor ao corpo: a violência do racismo. In: SOUZA, N. S. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal, 1983, p. 1-16.
EVARISTO, C. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
GOFFMAN, E. Estigma. Tradução de Márcia B. de M. L. Nunes. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
LINS, D. O dedo no olho: micropolíticas do cotidiano. São Paulo: Annablume, 1999.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos A. R. de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MORRISON, T. Amada. Tradução de José R. Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
OLIVEIRA, I. M. de; BOTELHO, D. M.; SANTOS, A. C. dos. A solidão dos/as docentes homossexuais: narrativa e reflexão sobre o/a professor/a homossexual. In: PEREIRA, D. (Org.). Sexualidade e relações de gênero 2. Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2019, p. 108-116.
PIERRON, J.-P. Le climat família: une poétique de la famille. Paris: Eds du Cerf, 2009.
REVISTA EXAME. Mourão diz que família sem pai ou avô é fábrica de elementos desajustados. 17 set. 2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/mourao-diz-que-familia-sem-pai-ou-avo-e-fabrica-de-elementos-desajustados/. Acesso em: 23 out. 2019.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François et al. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, T. T. da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995, p. 159-177.
SARTRE, J.-P. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
SOUZA, A. J. de. O já-dito e não-dito acerca das identidades e cultura afro-brasileira: histórias de vida-formação-profissão dos docentes de classes multisseriadas. Curitiba: CRV, 2018.
TENÓRIO, J. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
TREVISAN, J. S. Pai, Pai. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2017.
VALSINER, J. Fundamentos de uma psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Tradução de Ana Cecília de S. Bastos. Porto Alegre: Artmed, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Antonio José de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.