Doutorado e Educação

reflexões a partir de uma trajetória acadêmica na era digital

Autores

  • Tielle Alves Souto Departamento de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos/UFMG

Palavras-chave:

Educação a distância, Doutorado, formação discente, tecnologias digitais, trajetória acadêmica

Resumo

O presente estudo pauta-se na reflexão sobre as experiências com a educação à distância na pós-graduação. Tais reflexões permanecem constantes por fazerem parte do cotidiano vivido atualmente, se tornando uma questão considerada importante de ser apresentada. A formação acadêmica tem sido atravessada, de maneira crescente, por mediações digitais que impactam diretamente a rotina da pesquisa, da orientação e da escrita. No doutorado, essas mediações não são apenas circunstâncias técnicas, mas dimensões formativas que perpassam o dia-a-dia do pesquisador. Nesse sentido, esse estudo emerge da minha vivência como doutoranda em Estudos Linguísticos na UFMG e do impacto da educação à distância no seu desenvolvimento. A partir dessa experiência, proponho uma reflexão sobre como a presença da educação à distância na formação do pós-graduando afeta os modos de aprender, produzir conhecimento e habitar a Universidade.

Biografia do Autor

Tielle Alves Souto, Departamento de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos/UFMG

Tielle Alves é doutoranda em Estudos Linguísticos- POSLING- UFMG, possui Mestrado Profissional em Educação pela Universidade federal de Lavras- UFLA, Pós-Graduação em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e Graduação em Educação Física na Universidade Federal de São João del Rei- UFSJ. Tem como foco de pesquisa Políticas Públicas em educação e educação à distância. Atualmente tem se dedicado aos estudos sobre Software Livre e a inserção de empresas privadas na educação. Faz parte da equipe científica e editorial do UEADSL- UFMG e é Coordenadora do Congresso UEADSL-UFMG. Além disso, atua como Professora de educação básica do Estado de Minas Gerais.

Referências

[somente resumo]

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

Souto, T. A. (2025). Doutorado e Educação: reflexões a partir de uma trajetória acadêmica na era digital. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 13. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1471

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)