A utilização da inteligência artificial na educação, os dois lados da IA

malefícios e benefícios

Autores

  • Enzo Henrique Martins da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pablo Miguel Silva Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Victoria Gonçalves Ramos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Inteligência, Personalização, Tecnologia, Educação

Resumo

A Inteligência Artificial na educação brasileira oferece avanços como personalização do ensino, automação de tarefas e maior acesso à informação. No entanto, também apresenta desafios, como a ampliação das desigualdades, riscos à privacidade e possível desvalorização do professor. O equilíbrio entre benefícios e riscos exige planejamento, ética e políticas públicas que assegurem inclusão, segurança e qualidade no ensino. A tecnologia deve ser aliada do educador, complementando e não substituindo a interação humana no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Enzo Henrique Martins da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando do sexto período de Engenharia Metalúrgica na Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como estagiário na área de Inovação com foco em pesquisas de novos produtos e acompanhamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Possui interesse atuar na área de M&A, pesquisas de mercado e projetos de inovação aberta.

Pablo Miguel Silva Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante do sétimo período de Engenharia Metalúrgica, com previsão de formatura em 2027. Atuou como estagiário fabril por 11 meses pela SMS group, foi efetivado e atualmente é contratado como planejador de projetos. Tem interesse em atuar na área de pós-venda devido ao interesse adquirido nas disciplinas de processos siderúrgicos e piro metalurgia, com foco em fornos e coqueria.

Victoria Gonçalves Ramos, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal De Minas Gerais. Já realizou projetos na área da fisioterapia respiratória, atendendo pessoas com doenças pulmonares crônicas em um projeto. Atualmente está no quinto período do curso e possui interesse na área da fisioterapia respiratória e da fisioterapia pediátrica.

Referências

DURSO, Samuel de Oliveira. Educação a distância e inteligência artificial: considerações teóricas sobre suas imbricações no ensino superior. 2023. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/78231/1/Tese_Final_Dep%c3%b3sito_3.pdf. Acesso em: 10 maio 2025.

FERREIRA, Anderson Diniz; ARAÚJO, Ubiratan D’Ambrósio de. Inteligência artificial e educação: uma leitura a partir da crítica da razão instrumental. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 24, n. 3, p. 1–13, set./dez. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fun/a/jWKkyjpRzxjm6c85yCKv4MN/. Acesso em: 10 maio 2025.

MACHADO, Lilian. Inteligência Artificial na educação: vislumbrar possibilidades e minimizar desafios. Jornal da USP, São Paulo, 9 maio 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/inteligencia-artificial-na-educacao-vislumbrar- possibilidades-e-minimizar-desafios/. Acesso em: 10 maio 2025.

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

Martins da Silva, E. H., Silva Santos, P. M., & Gonçalves Ramos, V. (2025). A utilização da inteligência artificial na educação, os dois lados da IA: malefícios e benefícios. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 238–243. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1435