Educação e Inteligência Artificial

possibilidades e desafios para as práticas pedagógicas na escola

Autores

  • Ana Carolina Ferreira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Cleia Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Virginia L. M. Crespo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ambiente escolar, Inteligência Artificial, Práticas pedagógicas;, Tecnologia educacional, Personalização, Riscos

Resumo

Este trabalho busca compreender como a presença da IA pode potencializar aprendizagens, transformar metodologias de ensino e contribuir para a formação crítica dos estudantes. Foram analisadas as práticas pedagógicas, os desafios e as possibilidades que surgem a partir da integração entre tecnologia, conhecimento e relações humanas no espaço educativo. Evidencia-se também os potenciais riscos inerentes à tecnologia em si, bem como da sua utilização quando feita de forma indiscriminada e acrítica.

Referências

BARROSO, Luís Roberto; MELLO, Paula Perrone Campos. Inteligência artificial: promessas, riscos e regulação. Algo de novo debaixo do sol. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 1–45, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/84479. Acesso em: 7 maio 2025.

FIGUEIREDO, L. de O. et al. Desafios e impactos do uso da inteligência artificial na educação. Educação Online, v. 18, n. 44, e18234408, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.36556/eol.v18i44.1506. Acesso em: 7 maio 2025.

LIMA, Mariana Stephane Oliveira. Inteligência artificial na educação: possibilidades na prática pedagógica. 2024. Trabalho acadêmico (Graduação) – Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.

PEREIRA, M. R. et al. O fenômeno “Brain Rot”: implicações na saúde mental e os desafios para a psiquiatria. Contribuciones a las Ciencias Sociales, Madri, v. 18, n. 1, e14928, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.55905/revconv.18n.1-382. Acesso em: 7 maio 2025.

SANTOS, Cevaldo dos; SILVA, Celso Barreto da; LEITE, Marcos Santos. O impacto da IA na educação: o caso do Chat GPT e suas implicações para o ensino e aprendizagem. Cairu em Revista, Salvador, ano 13, n. 26, p. 125–135, dez./jan. 2024. ISSN 2237-7719.

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

Silva, A. C. F. da, Barbosa, A. C., & Crespo, M. V. L. M. (2025). Educação e Inteligência Artificial: possibilidades e desafios para as práticas pedagógicas na escola. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 88–93. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1492