Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário

Autores

  • Valquiria Ferreira Ribeiro Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Paula Aparecida Diniz Gomides Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dilcinéa dos Santos Reis Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Educação Bilíngue, Literatura Surda, Reconhecimento identitário, Democratização

Resumo

Analisamos a importância da literatura surda, sobre o prisma da educação bilíngue de surdos, considerando sua efetividade e capacidade de promover a sensibilização a partir do (re)conhecimento da cultura e da identidade surda. Debatemos algumas considerações a partir da leitura de autores que abordam os Estudos Surdos. Ressaltamos a capacidade da promoção de inclusão, a partir da literatura surda, favorecendo a inserção social e o respeito linguístico e cultural da comunidade surda.

Referências

DALL’ALBA, C.; STUMPF, M. Literatura surda: contribuições linguísticas para alunos surdos, os sujeitos da experiência visual na área da educação. Leia Escola, v. 17, n. 1, 2017.

BRASIL. Lei n. 14.191 de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.

FERNANDES, S. Educação bilíngue para surdos: identidades, diferenças, contradições e mistérios. 2003. 213f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003.

FERNANDES, S.; MOREIRA, L. C. Políticas de educação bilíngue para surdos: o contexto brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2/2014, p. 51-69. Editora UFPR.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KARNOPP, L. B. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. Cadernos de Educação, n. 36, 11. 2010.

KARNOPP, L. B.; BRANCO, B. da S.; POKORSKI, J. de O. Visualidade e literatura em diálogo: bases para uma educação bilíngue de surdos. In.: MARTINS, V. R. de O.; TORRES, R. C.; NICHOLS, G. #CasaLibras – Educação de surdos, Libras e infância: ações de resistências educativas na pandemia da Covid-19. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Ferreira Ribeiro, V., Aparecida Diniz Gomides, P., & dos Santos Reis, D. (2023). Literatura Surda e a Educação de Surdos: Reconhecimento Cultural e Identitário. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1299