Glossários de Sinais-Termos em Libras: superando barreiras comunicacionais

Autores

  • Erliandro Felix Silva Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS
  • William Velozo Francioni Instituto Federal de São Paulo
  • Paula Aparecida Diniz Gomides Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Glossários, Libras, Educação bilíngue, Barreiras comunicacionais, democratização do ensino

Resumo

Realizamos algumas considerações sobre a dissertação que enfocou a criação de um glossário de sinais-termos marxistas. Ressaltamos a importância da expansão linguística da Libras, com foco na preservação da cultura e identidade surda. Os materiais voltados ao ensino bilíngue de surdos devem ser pautados na visualidade e na contextualização, proporcionando aproximações entre a língua e as teorias, servindo de apoio para docentes, intérpretes e estudantes surdos.

Referências

ALFAIA. A. C. O tradutor intérprete de Libras/Português (TILSP) como pesquisador orgânico da terminologia: proposta de glossário de sinais-termo da economia. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 149. 2019.

BRASIL. Lei 10. 436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 27 mar. 2021.

FRIEDRICH, M. A. Glossário em Libras: uma Proposta de Terminologia Pedagógica (Português-Libras) no Curso de Administração da UFPel. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, p. 263. 2019.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

RIBEIRO, T. Ouvintismo estrutural e exclusão social da pessoa surda. Diversa Educação Inclusiva na Prática. 2021. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/ouvintismo-estrutural-e-exclusao-social-da-pessoa-surda/. Acesso em: 6 jan. 2022.

SILVA, G. M. da. Interações em sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem da leitura em português no caso de aprendizes surdos. In.: SILVA, I. R.; SILVA, M. P. M. Letramento na Diversidade: surdos aprendendo a ler/escrever. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2018.

SILVA, II. R.; KUMADA, K. M. O; AMADO, B. C. Libras, português e ciências para surdos: reflexões necessárias para uma prática escolar bilíngue. In.: SILVA, I. R.; SILVA, M. P. M. Letramento na Diversidade: surdos aprendendo a ler/escrever. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2018.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Silva, E. F., Velozo Francioni, W., & Aparecida Diniz Gomides, P. (2023). Glossários de Sinais-Termos em Libras: superando barreiras comunicacionais. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1291