Glossários de Sinais-Termos em Libras: superando barreiras comunicacionais
Palavras-chave:
Glossários, Libras, Educação bilíngue, Barreiras comunicacionais, democratização do ensinoResumo
Realizamos algumas considerações sobre a dissertação que enfocou a criação de um glossário de sinais-termos marxistas. Ressaltamos a importância da expansão linguística da Libras, com foco na preservação da cultura e identidade surda. Os materiais voltados ao ensino bilíngue de surdos devem ser pautados na visualidade e na contextualização, proporcionando aproximações entre a língua e as teorias, servindo de apoio para docentes, intérpretes e estudantes surdos.
Referências
ALFAIA. A. C. O tradutor intérprete de Libras/Português (TILSP) como pesquisador orgânico da terminologia: proposta de glossário de sinais-termo da economia. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 149. 2019.
BRASIL. Lei 10. 436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 27 mar. 2021.
FRIEDRICH, M. A. Glossário em Libras: uma Proposta de Terminologia Pedagógica (Português-Libras) no Curso de Administração da UFPel. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, p. 263. 2019.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
RIBEIRO, T. Ouvintismo estrutural e exclusão social da pessoa surda. Diversa Educação Inclusiva na Prática. 2021. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/ouvintismo-estrutural-e-exclusao-social-da-pessoa-surda/. Acesso em: 6 jan. 2022.
SILVA, G. M. da. Interações em sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem da leitura em português no caso de aprendizes surdos. In.: SILVA, I. R.; SILVA, M. P. M. Letramento na Diversidade: surdos aprendendo a ler/escrever. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2018.
SILVA, II. R.; KUMADA, K. M. O; AMADO, B. C. Libras, português e ciências para surdos: reflexões necessárias para uma prática escolar bilíngue. In.: SILVA, I. R.; SILVA, M. P. M. Letramento na Diversidade: surdos aprendendo a ler/escrever. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Erliandro Felix Silva, William Velozo Francioni, Paula Aparecida Diniz Gomides

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.