Celulares: Guardiões da Cultura Local em Cidades do Interior

Autores

  • Fabiano Madeira Lacerda Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Celulares, Cultura Local, Preservação, Educação, Identidade Cultural.

Resumo

Este artigo destaca o potencial dos celulares na preservação da cultura local em cidades do interior. Os celulares são ferramentas poderosas para documentar e educar, permitindo que alunos e educadores registrem elementos culturais locais, valorizando suas raízes. No entanto, o uso responsável é essencial para evitar a descaracterização cultural. Um estudo de caso em Laje do Muriaé, Rio de Janeiro, ilustra o sucesso da integração dos celulares na educação e preservação cultural. A presença onipresente dos celulares pode fortalecer as vozes das comunidades locais, contribuindo para um mosaico cultural global autêntico.

Referências

FREIRE. P. Educação como prática de Liberdade. 34 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.. 2011.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais telemáticas. In: MORAN, José Manuel e outros. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus. 2000, p. 11-65. (Coleção Papirus Educação).

PRIOSTI, Odalice Miranda; VARINE, Hugues de. O novo Museu das Gentes Brasileiras: Criação, Reconhecimento e Sustentabilidade dos Processos Museológicos Comunitários. Cadernos de Museologia, nº 28, 2007. Disponível em: https://recil.ensinolusofona.pt/bitstream/10437/4427/1/O%20NOVO%20MUSEU%20DAS%20GENTES%20BRASILEIRAS.pdf. Acessado em 10 de outubro de 2023.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Madeira Lacerda, F. (2023). Celulares: Guardiões da Cultura Local em Cidades do Interior. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1282