A irreversível renovação da existência humana: invisibilidade, literatura e desafios educacionais
Palavras-chave:
Deficiência, acessibilidade, inclusão, barreiras.Resumo
O nascimento traz singularidade, desafia expectativas e abre caminho para perspectivas. Certos grupos são invisibilizados e marginalizados, perpetuando estruturas opressivas. A literatura de bell hooks e Clarice Lispector confronta tais estruturas, dando voz aos silenciados. Adorno destaca como a indústria cultural aliena e marginaliza, dificultando a resistência. Alunos com déficit de aprendizagem são negligenciados, gerando lacunas em sua educação. Políticas inclusivas e valorização da diversidade são essenciais para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Referências
ADORNO, T. W. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de G. A. Maia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.
Freire, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 1992.
HOOKS, bell. Teoria Feminista: Da Margem ao Centro. Editora XPTO, 1984, p. 25.
LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela. Editora Rocco, 1977.
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