Prática docente no cenário da educação básica: desafios e experiências

Autores

  • Danielle Santos Nascimento Cruz Universidade do Estado da Bahia
  • Eduardo Kaian Matos Santos Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Língua Inglesa, educação básica, prática, experiência.

Resumo

Ao observar a relação teoria-prática na formação inicial e atuação do docente de línguas, surge a necessidade de investigar as diversas perspectivas. Assim, o objetivo deste relato foi discutir os desafios e experiências vivenciadas por professores de Língua Inglesa da educação básica. Foram examinados dados obtidos a partir de entrevistas que viabilizaram o contato dos graduandos com profissionais da área. Concluiu-se que a experiência foi significativa, tendo em vista a oportunidade de refletir sobre a teoria e também sobre as práticas de sala de aula.

Acesse o debate no evento aqui.

Biografia do Autor

Danielle Santos Nascimento Cruz, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia/UNEB - Campus II, em Alagoinhas/BA.

Eduardo Kaian Matos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduando do curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia/UNEB - Campus II, em Alagoinhas/BA.

Referências

FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.

______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 2, p. 03-11, 2000. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000200002&script=sci_arttext&tlng=pt >. Acesso em: abril 2019.

LEÃO, Delfim.; BALULA, Ana.; FONTES, Lorena Caliman. Multilinguismo e bibliodiversidade: desafios para as humanidades e ciências sociais. Editoras universitárias: desafios contemporâneos, São Paulo: Associação Brasileira das Editoras Universitárias - ABEU, 2022, p. 85-110.

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1997a.

Downloads

Publicado

25-06-2023

Como Citar

Santos Nascimento Cruz, D., & Matos Santos, E. K. (2023). Prática docente no cenário da educação básica: desafios e experiências. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(15). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1249