Práticas pedagógicas de língua inglesa influenciadas por crenças e transdisciplinaridade: um relato de experiência
Palavras-chave:
Crenças, transdisciplinaridade, crítico-reflexiva, língua inglesa, professores de inglês.Resumo
Este trabalho apresenta uma perspectiva de aspectos como crenças e transdisciplinaridade para uma prática crítico-reflexiva nas aulas de língua inglesa como segunda língua. Para tanto, por meio de uma atividade acadêmica, na graduação, que se estendeu para a educação básica, descrevemos nossas experiências, a partir de relatos de professoras de inglês, sobre suas práticas na rede pública de ensino.
Referências
BARBOSA, Franciane Ribeiro; ARAÚJO, Francilma Ribeiro Alves de; FERREIRA, Nailson Kleoton Viana. A prática pedagógica sob ótica transdisciplinar: um espaço de integração de saberes. Universidade Estadual do Ceará, 2016.
Disponível em: https://www.uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-38713-31032016-194212.pdf. Acesso em: 25 de maio de 2023.
Grupo de Pesquisa Texto Livre Belo Horizonte v.1 n.15 2023.1 e-ISSN: 2317-0220
BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de línguas. Universidade Federal de Viçosa. Linguagem & Ensino, Vol. 7, No. 1, 2004. Disponível: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Revista/edicoes/v7n1/G_Ana_Maria_Barcelos2.pdf. Acesso em: 09 de abril 2023.
MORIN, Edgar. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2009. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php%3Fid%3D2404245&ved=2ahUKEwiQyNfHzL7_AhVIJrkGHT7WCjQQFnoECAcQAQ&usg=AOvVaw2h9ZhsO1riBqBMqF2wwxzL . Acesso em: 25 de maio de 2023.
SCHEIFER, Camila Lawson. Transdisciplinaridade na linguística aplicada: um processo de desterritorialização – um movimento do terceiro espaço. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Campinas – São Paulo/Brasil. RBLA, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 919-939, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/VVwjWM95B9T65ZLGwPj9ZXq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 de maio de 2023.
SCHÖN, Donald A. Os professores e sua formação. In: Nóvoa, Antônio. Dom Quixote, Lisboa, 1992. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 de maio de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Andressa de Melo Brito, Anna Clara Pereira Alencar, Vagno Vales Lacerda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.