Espaço de Letramentos: ambiente on-line com perspectiva bilíngue para aprendiz surdo
Palavras-chave:
Letramentos; Material bilíngue; Literatura surda.Resumo
A pesquisa relatada neste artigo apresenta a elaboração de estratégias de Letramento Visual na educação de alunos surdos, passa pelo intuito de romper barreiras de valores linguísticos, entre língua majoritária (LP) e as tornadas minoritárias (Libras) (CAVALCANTI, 1999), com a objetividade de desenvolver propostas educativas apoiada na visualidade da surdez, por meio de materiais que contribuem para a criação de uma sala multimodal on-line, com perspectiva bilíngue, a qual recebe o nome “Espaço de Letramento”, que reuni exemplares da Literatura Surda. de diferentes gêneros textuais e representações artísticas.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 8a ed. São Paulo: Hucitec, 1997 (VOLOCHINOV, V. N).
_______. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
p. 11-69. [1952-1953].
BRASIL. Presidência da República.Decreto N°6.949, de 25 de agosto de 2009– Promulga a Convenção Internacional
sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo facultativo, assinado em Nova York, em 30 de março de
Organização das Nações Unidas – ONU.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Acesso em: 4 dez. 2022.
_______. Lei no 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: Brasil.
Lei no 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Acesso em: 4 dez. 2022.
CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Aspectos da visualidade na educação de Surdos. Tese de Doutorado (Educação).
Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
CLUVER. C. Intermidialidade. Pós: Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 8 – 23, nov. 2011.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. 1. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2020. 408 p.
ISBN 9786586253177.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
MORAIS F. B. C.; CRUZ. O. M. de S. Unidade didática e plano de atividades: uma prática de resistência pedagógica
para o desenvolvimento de sentidos em libras e em língua portuguesa. Fragmentum, Santa Maria, v. 55, p. 201-177,
jan./jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Morais, Aline Thomaz de Oliveira Teixeira1,
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.