Desinformação da educação sexual: seus impactos na juventude
Palavras-chave:
Educação, preconceito, desinformaçãoResumo
Esta pesquisa tem o objetivo de desconstruir o tabu e o preconceito da sociedade sobre o tema, haja vista que percebe-se que há uma barreira na sociedade e uma possível falha no sistema educacional, uma vez que há muitos jovens que não possuem acesso a informações para uma boa educação sexual. Ressalta-se, ainda, a importância da educação sexual na vida dos adolescentes. Parte da ideia de que não há a devida análise das consequências da desinformação da temática, já que a educação sexual é essencial para a formação natural e integral de todo ser. Além disso, nota-se que ajuda a prevenir infecções sexualmente transmissíveis e uma indesejada gravidez precoce na adolescência. Para isso, foi usado a pesquisa bibliográfica em sites de artigos científicos, tendo como objeto de estudo a desinformação da educação sexual e seus impactos na juventude. Nesse sentido, a pesquisa será realizada de modo qualitativo por meio de formulários para a coleta de dados, por meio de perguntas construídas de acordo com os objetivos da pesquisa e aplicadas durante um período para um grupo de jovens de 13 a 18 anos, estudantes de escolas públicas e particulares, que foram escolhidos para participação do processo investigativo. Em suma, é esperado que, com a criação do e-book, seja possível ajudar na desmistificação e na desinformação do tema.
Referências
DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Educação Sexual"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sexualidade/educacao-sexual.htm. Acesso em 03 de maio de 2023.
FERREIRA, L. S.; DA SILVA, M. G. B. Abordagem na educação sexual de adolescentes em ambiente escolar: Relato de experiência. Textura, v. 14, n. 1, p. 65-74, 6 nov. 2020. Disponível em: https://textura.famam.com.br/textura/article/view/343. Acesso em: 03 maio. 2023.
GUITARRARA, Paloma. "Pobreza menstrual"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/pobreza-menstrual.htm. Acesso em 03 de maio 2023.
G1 GLOBO. Datafolha: 73% dizem que educação sexual deve estar no currículo escolar. G1, São Paulo, 3 jul. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/07/03/datafolha-73percent-dizem-que-educacao-sexual-deve-estar-no-curriculo-escolar.ghtml. Acesso em: 03 maio 2023.
RORIZ, João Pedro. O Segredo do meu melhor amigo. Porto Alegre: Besouro Box. 2018, 48p
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriela Aender, Marya Clara Souza, GABRIELA Ruas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.