Violência contra a mulher: a cultura machista brasileira
Palavras-chave:
violência contra a mulher, Machismo, FeminicídioResumo
Esta pesquisa tem o objetivo de mobilizar a população para preventiva contra a violência feminina, dar mais visibilidade para ações afirmativas que combatam a violência feminina começando pelo espaço escolar, haja vista que percebe-se que há uma barreira na sociedade e uma possível falha no sistema educacional, uma vez que há diversas consequências de uma sociedade machista, patriarcal, repleta de desigualdades. Ressalta-se, ainda, a importância de dar visibilidade ao tema. Parte da ideia de que não há a devida análise das consequências do machismo e da violência, já que as mulheres constantemente tem seus corpos e direitos violados. Para isso, foi usado a pesquisa bibliográfica em sites de artigos científicos, tendo como objeto de estudo a violência contra a mulher, sendo reflexos de uma cultura machista brasileira. Nesse sentido, a pesquisa será realizada através de coleta de dados na internet e na delegacia da mulher, assim todas as informações serão transformadas em um material informativo, além da elaboração de uma instalação artística e um pequeno documentário com diversas vozes femininas. Sob essa perspectiva, é esperado que o projeto contribuía em conscientizar a população e ajudar meninas e mulheres a enfrentar as situações e pedirem ajuda.
Referências
Anuário Brasileiro de Segurança Publica: três mulheres morrem por dia no Brasil por feminicídio. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/seguranca/audio/2022-06/tres-mulheres-morrem-por-dia-no-brasil-por-feminicidio Acesso em 05 de maio de 2023.
Reportagem do G1: Trinta e cinco mulheres foram agredidas por minuto no Brasil em 2022.Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/03/02/trinta-e-cinco-mulheres-foram-agredidas-por-minuto-no-brasil-em-2022-revela-estudo.ghtml Acesso em 05 de maio de 2023
Bittencourth, Liliane 2018. Feminicidio no Brasil. Disponível em: https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/08/feminicidio-no-brasil-a-cultura-de-matar-mulheres.pdf Acesso em 05 de maio de 2023
Livro Mulheres Empilhadas de Patrícia Melo, publicado em 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriela Aender, Marya Clara Souza, GABRIELA Ruas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.