O direito à educação inclusiva como prática da liberdade
Palavras-chave:
Educação Inclusiva; Políticas Educacionais; Liberdade; DemocratizaçãoResumo
Pensando na educação como um direito constitucionalizado, iremos discuti-la no contexto brasileiro. Num país em que pessoas com deficiência passam por processos de institucionalização, exclusão e negação, urge a defesa da educação inclusiva e pública. O texto trata-se de um ensaio crítico em que, por meio da pesquisa e fundamentação teórica, discorreremos sobre a importância de cada agente social no processo de democratização da educação. Tomando o conceito da liberdade como processo de transformação social.
Referências
CORREIA, Clacy Somenzi. O Desafio Da Inclusão No Ambiente Escolar: um estudo no município de Nova Londrina, PR. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista na Pós Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Pólo UAB do Município de Nova Londrina, Modalidade de Ensino a Distância, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Câmpus Medianeira.2014.
Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20860/2/MD_EDUMTE_2014_2_18.pdf Acesso em: 06 de maio de 2022.
LANUTI, J. E. de O. E. A consideração da imprevisibilidade e da liberdade na construção de uma escola inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1189–1203, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.16990. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16990. Acesso em: 7 maio. 2023.
LOCKMANN, K.; KLEIN, R. R. Políticas de Educação Inclusiva: fragilização do direito à inclusão das pessoas com deficiência na escola comum. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. e56/1–20, 2022. DOI: 10.5902/1984686X71375. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/71375 . Acesso em: 24 abr. 2023.
MANTOAN, M. T. E. Diferenciar para incluir ou para excluir? Por uma Pedagogia da Diferença. São Paulo: Instituto Rodrigo Mendes, Projeto Diversa, 2013. Disponível em:https://docplayer.com.br/18875106-Diferenciar-para-incluir-ou-para-excluir-por-u
ma-pedagogia-da-diferenca.html. Acesso em: 07 mai. 2023.
MELO, Kelly Aparecida Mani. Inclusão De Alunos Com Deficiência na Escola Regular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) do Depto. de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – PED/IP – UAB/UnB - Pólo de Buritis-MG. Disponível em:https://bdm.unb.br/bitstream/10483/15785/1/2015_KellyAparecidaManiDeMelo_tcc.p df Acesso em: 06 de maio de 2022.
ROSS, Paulo Ricardo. Da condição social da deficiência à liberdade: uma trajetória acadêmica. Educar em Revista, [S.l.], v. 35, n. 76, p. 371-389, set. 2019. ISSN 1984-0411. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60446>. Acesso em: 24 abr. 2023.
Vivacqua VieiraF. DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, v. 5, n. 3, 30 dez. 2019. Disponível em: <http://reinpec.cc/index.php/reinpec/article/view/315 >. Acesso em: 07 mai. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Luiza Araujo Santos, Deborah Stephanie de Oliveira Henriques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.