Uso de software livre para acompanhamento de aprendizado escolar baseado em dados
Palavras-chave:
aprendizado, software, ensinoResumo
Os dispositivos tecnológicos facilitam o alcance do conhecimento e a ampliação do processo de aprendizagem. Mais do que apenas servirem de repositório de conteúdos, tais dispositivos podem coletar dados que são capazes de fornecer aos estudantes e educadores informações que possibilitem rever os métodos de avaliação, tornando-o mais individual e, consequentemente, auxiliar na elaboração de planos personalizados de aprendizado, baseado em dados. Assim, pretende-se discutir a criação de uma plataforma de software livre que permita o acompanhamento da evolução do processo de aprendizagem dos alunos, além de fornecer novas estratégias de aprendizado e desenvolvimento de habilidades cognitivas.
Referências
ALLIPRANDINI, P. et al. Estratégias de aprendizagem utilizadas por estudantes na educação à distância: implicações educacionais. Psic. da Ed., São Paulo, 38, 1º sem. de 2014, pp. 5-16.
CARVALHO, Alba Valéria Gomes. CUNHA, Marcos Roberto Da. QUIALA, Rosário Fernando. O Ensino Remoto a partir da pandemia, solução para o momento, ou veio para ficar?. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 05, Vol. 10, pp. 77-96. Maio de 2021. ISSN: 2448-0959, Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/partir-da-pandemia>.
CRUZ, E. et al. Ferramenta para Autoria e Acompanhamento de Atividades Metacognitivas no Ambiente Moodle. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 179, nov. 2019. ISSN 2316-6533. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8722>.
EVANGELISTA, Rafael. O movimento Software Livre no Brasil: política, trabalho e hacking. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 20, n. 41, p. 173-200, jan./jun. 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-71832014000100007>
FEITOSA, M.; OMAR, N. Um Modelo para Avaliação do Conhecimento Acadêmico com Base em Unidades Conceituais. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 31, nov. 2019. ISSN 2316-6533. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8707>.
GIACOMAZZI, M. A. Proposta de aplicativo móvel para monitoramento da avaliação da aprendizagem no ensino superior. 2016. 150 f.. Dissertação - Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias, 2016. Disponível em: <https://repositorio.uninter.com/handle/1/67>.
GOYA, D et al. O Uso de Estratégias de Aprendizagem Cognitivas e Metacognitivas na Disciplina Semipresencial de Processamento da Informação. In: Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2017. p. 1079-1088. Disponível em .
LAGUARDIA, J.; PORTELA, M.; VASCONCELLOS, M. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.3, p. 513-530, Fundação Oswaldo Cruz, 2007. Disponível em <https://www.scielo.br/j/ep/a/SjqMdvjbpY5BzLJMprTjJ7n/?format=pdf&lang=pt>.
OLIVEIRA, R.; FALVOJR, V.; BARBOSA, E. F. Internet das Coisas aplicada à Educação: Um Mapeamento Sistemático. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 499, nov. 2019. ISSN 2316-6533. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8754>.
PIMENTEL, E. et al. Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo de aprendizagem. Tese de doutorado. 2006. Disponível em <https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/viewFile/314/300>.
ROSALES, G.; ARAUJO, R.; OTSUKA, J.; BEDER, D. Aplicação de redes de sensores lógicos no monitoramento de ambientes de aprendizagem. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em <http://www.niee.ufrgs.br/eventos/SBIE/2009/conteudo/artigos/completos/62184_1.pdf>.
SEGENREICH, S. Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa online: contribuição do fórum de discussão. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 4, n. 6, pp. 153-174. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2008. Disponível em <https://www.redalyc.org/pdf/4966/496650325009.pdf>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.