A Teoria Geocêntrica

Uma Contribuição Dos Gregos Para Astronomia

Autores

  • Ana Carolina Ramos Campos UNESA
  • Adriana Oliveira Bernardes UFRJ

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Interdisciplinaridade, Ensino Médio, Ensino Remoto, Escola Pública.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo desenvolver uma sequência didática para ser aplicada no ensino remoto a alunos de escola pública do Ensino Médio. A ideia foi criar uma sequência que discutisse a Teoria Geocêntrica em uma articulação entre as disciplinas de Física, Filosofia e História. O trabalho que apresenta resultados preliminares traz uma forma inovadora de trabalhar de forma interdisciplinar o tema em situação de pandemia no ensino remoto.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BERNARDES, Adriana O., FOGAÇA, Pablo H. A Percepção de alunos do Ensino Médio do Ensino de História. Disponível em:< A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO ENSINO DE HISTÓRIA | Bernardes | Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre (ufmg.br)> . Acesso em 13 de julho de 2021.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Estadual de Educação. Currículo mínimo estadual de física. FEVEREIRO DE 2012.

SÁ, Adrielle L., NARCISO, Ana Lúcia do C., NARCISO, Luciana do C. Ensino Remoto em tempos de pandemia: Os desafios enfrentados pelos professores. Disponível em: < ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES | de Sá | Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online (ufmg.br) > . Acesso em 3 de julho de 2021.

UGALDE, Maria C. P., ROWEDER, Charlys. Sequência didática: uma proposta metodológica de ensino aprendizagem. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, Edição Especial, e099220, 2020.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

Campos, A. C. R., & Bernardes, A. O. . (2021). A Teoria Geocêntrica: Uma Contribuição Dos Gregos Para Astronomia. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(12). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/657