Podcast Como Recurso Educativo Para Auxiliar No Ensino E Aprendizagem Do Educando Com Dislexia

Autores

  • José Wellington Macêdo Viana UFCA
  • Thais Faustino Bezerra Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Auricelia Melo Feijão
  • Natália Silva Giarola de Resende

Palavras-chave:

Aluno, Dislexia, Ensino-Aprendizagem, Podcast, Professor

Resumo

Tem-se observado um aumento significativo no uso das ferramentas tecnológicas na Educação Especial e Inclusiva visando desenvolver ações educativas digitais que favoreçam o contato direto do discente com a aprendizagem. Neste contexto, destaca-se o uso do podcast como uma ferramenta tecnológica alternativa de apoio ao ensino e que auxilia no processo de aprendizagem, inclusive de educandos com dislexia. Em vista disso, objetivou-se refletir sobre o uso do podcast como instrumento de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de educandos com dislexia.

Referências

BARROSO, F.; ANTUNES, M. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente (2015). Disponível em: http://www.revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/article/viewFile/126/81. Acesso em: 1 Fev. 2021.

BOTTENTUIT J. J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast: uma Ferramenta Tecnológica para auxílio ao Ensino de Deficientes Visuais. In: VIII LUSOCOM: Comunicação, Espaço Global e Lusofonia. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. p.2114-2126. (2009). Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9030. Acesso: 15 Fev. 2021.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.

DODDS, S. Nós queremos brincar: crianças dos primeiros anos brincando na sala de aula. In: BROCK, Avril et al. Brincar: Aprendizagem para a vida. Porto Alegre: Penso, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de Pesquisa social. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1989.

JESUS, W. B. de. Podcast e educação: um estudo de caso. 2014. 56 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/121992. Acesso em: 15 Fev. 2021.

MAFORT, M. R.; RAMOS, L. F.; FERNANDES-SANTOS, C. Podcast como estratégia de inclusão no ensino superior. Disponível em: https://doi.org/10.31235/osf.io/4vypq. Acesso em: 11 Fev. 2021.

MOURA, A. M. C.; CARVALHO, A. A. A. Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. 2006. Disponível em: http://www.inf.ufpr. Acesso em: 17 Fev. 2021.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

Viana, J. W. M. ., Bezerra, T. F. ., Feijão, . A. M. ., & Resende, N. S. G. de . (2021). Podcast Como Recurso Educativo Para Auxiliar No Ensino E Aprendizagem Do Educando Com Dislexia. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(12). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/651

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)