Problemas Cognitivos: Para Além Das Síndromes E Transtornos
Palavras-chave:
Síndrome e transtornos, patologia, cogniçãoResumo
O artigo almeja refletir sobre as dificuldades apresentadas por crianças sem transtornos cognitivos, podendo possibilitar um estudo teórico-metodológico sobre esta problemática, sendo prioritário analisar os fatores que podem contribuir para desordens de aprendizagens em crianças que não apresentam transtornos, síndromes, dificuldades ou distúrbios, através de uma revisão da literatura. Para análise, foram feitos estudos de síndromes, patologias, dificuldades e transtornos de aprendizagem. Os resultados mostram que existem patologias que contribuem consideravelmente para o desenvolvimento em qualquer nível da aprendizagem.
Referências
BOTTURA, Wimer. Distúrbio de aprendizagem; Instituto atitude em saúde, arte medicina e educação. Disponível em: http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/.
COELHO, Helenita Meyer de Macedo. Um estudo sobre a dinâmica família de crianças com dificuldade de aprendizagem em fase de alfabetização / Helenita Meyer de Macedo coelho, 2004. Dissertação de Mestrado – Universidade Católica de Pernambuco, UCP, Pernambuco.
MALUF, Irene Maria. Crianças com dificuldade de aprendizagem. Revista direcional escolas, [s.l] 2013. Disponível em: <http://direcionalescolas.com.br/2013/12/10/criancas-com-dificuldade-de-aprendizagem/>.
NUTTI, Juliana Zantut. Distúrbios, transtornos, dificuldades e problemas de aprendizagem: algumas definições e teorias explicativas. UNICEP - Centro Universitário Central Paulista, 2002. Disponível em <http://www.psicopedagogia.com.br> .
PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociología do fracasso. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Débora Araújo da Silva Ferraz, Antônia Laila Cunha da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.