Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores

Autores

  • Paula Aparecida Diniz Gomides Universidade Federal de Minas Gerais UFMG
  • Lucas Rocha de Brito Rodrigues
  • Grazielly Almeida
  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Palavras-chave:

Letramentos acadêmicos, práticas de leitura, práticas de leitura e escrita na universidade, iniciação científica, extensão universitária, formação de pesquisadores

Resumo

Abordamos neste texto, os processos de construção leitora, no qual se engajaram dois estudantes de Mestrado em duas universidades públicas brasileiras, refletindo sobre a importância das atividades de Iniciação Científica e Extensão Universitária, na construção de letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998) e identidade acadêmica (IVANIC, 1998). Nossa hipótese é a de que a participação nestas práticas sociais facilitou a inserção na pós-graduação. Finalizamos ressaltando a importância destas oportunidades.

Referências

LEA, Mary R.; STREET, Brian V. Student Writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education. London, v. 23, n. 2, p. 157-16, June, 1998.

LILLIS, Theresa. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (orgs.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam. John Benjamins, 1999. p. 127-140.

ROZ, Ivanic. Writing and Identity. The Discoursal Construction of Identity in Academic Writing. Amsterdam: Benjamins, 1998.

STREET, Brian. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. Tradução de Armando Silvério e Colaborações de Adriana Fischer. Perspectiva. Florianópolis, v. 28, n. 2, pp. 541-567. 2010.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

Gomides, P. A. D., Rodrigues, L. R. de B. ., Almeida, G. ., & Macedo , M. do S. A. N. . (2021). Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(12). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/596

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

  • Ana Cristina Fricke Matte, Fábio dos Santos Coradini, Maíra Ferreira Sant'Ana, Silvane Aparecida Gomes, Tielle Alves Souto, Alexandre Carvalho, Alexsandro Luiz dos Reis, Alexsandro Rosa Soares, Ana Luíza Washington Junqueira, Bárbara Amaral Silva, Carolina Maia dos Santos, Claudete Leite Siqueira, Dayse Centurion da Silva, Diego de Campos Ribeiro, Eurico Rosa da Silva Júnior, Gabriel Reis Martins, Gênesis Guimarães Soare, Graciele Batista Gonzaga, Guilherme Pereira Moura, Gustavo Rocha, Iran Rodrigues de Oliveira, Ismael Krüger Pescke, Jaqueline Dias da Silva, Jennifer da Silva Gramiani Celeste, Jussara de Paula da Silva Moura, Katiuscia Cristina Santana, Lohaine Miguez Martins, Luana Batista de Oliveira, Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia, Luidy Xavier Nogueira, Luiza Lara do Val Claure, Luiz Alberto de Souza Filho, Luiz Felipe Batista Monteiro, Marcelo Maia, Maria Gabriella Flores Severo Fonseca, Mateus Miranda, Michelli Almeida da Silva, Natália Silva Giarola de Resende, Nayara Stefanie Mandarino Silva, Nicoli Peroza Ramos, Patricia Pato dos Santos, Paula Aparecida Diniz Gomides, Rafaela Domingues Pereira, Rafael Gonçalves Silva, Railson Borges Moura, Ranyelle Lopes Barros, Thais Cerqueira Faria, Valdirene Soares Santos, Walmir Fernandes Pereira, EDITORIAL , Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre: v. 2 n. 12 (2021): Anais do Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2021.2