Letramentos Acadêmicos: as práticas da Iniciação Científica e Extensão Universitária na Formação de Pesquisadores
Palavras-chave:
Letramentos acadêmicos, práticas de leitura, práticas de leitura e escrita na universidade, iniciação científica, extensão universitária, formação de pesquisadoresResumo
Abordamos neste texto, os processos de construção leitora, no qual se engajaram dois estudantes de Mestrado em duas universidades públicas brasileiras, refletindo sobre a importância das atividades de Iniciação Científica e Extensão Universitária, na construção de letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998) e identidade acadêmica (IVANIC, 1998). Nossa hipótese é a de que a participação nestas práticas sociais facilitou a inserção na pós-graduação. Finalizamos ressaltando a importância destas oportunidades.
Referências
LEA, Mary R.; STREET, Brian V. Student Writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education. London, v. 23, n. 2, p. 157-16, June, 1998.
LILLIS, Theresa. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (orgs.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam. John Benjamins, 1999. p. 127-140.
ROZ, Ivanic. Writing and Identity. The Discoursal Construction of Identity in Academic Writing. Amsterdam: Benjamins, 1998.
STREET, Brian. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. Tradução de Armando Silvério e Colaborações de Adriana Fischer. Perspectiva. Florianópolis, v. 28, n. 2, pp. 541-567. 2010.
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