Ensaio sobre a Surdocegueira:

Alunos das diversas graduações da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deverão simular a surdocegueira através do uso simultâneo de protetor auricular e venda nos olhos nos espaços do campus e nas aulas das diversas es

Autores

  • Elizabeth Márcia Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Victor de Lima Silveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gilberto Souza Vaz Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

ensaio; inclusão; surdocegueira; aula experimental; acessibilidade

Resumo

O presente trabalho traz como eixo central: “O que é necessário para que ocorra, de fato, a inclusão de aluno com surdocegueira no ensino superior?”. Para atender essa demanda é proposta a seguinte situação experimental: alunos sem deficiência de várias graduações da UFMG deverão simular a surdocegueira nos espaços e nas diversas escolas do Campus Pampulha como ferramenta de entendimento da importância: dos sentidos/ órgãos dos sentidos para o indivíduo; do universo do aluno surdocego e da inclusão. A situação proposta é denominada como ensaio sobre a surdocegueira. Nele, sugere-se a escolha de dez alunos de cada turma participante aleatoriamente. Esses deverão usar protetor auricular e terão os olhos vendados simultaneamente para simularem a surdocegueira, constituindo o grupo de estudo. Os demais alunos das turmas participantes constituirão o grupo controle. Os dois grupos participarão de uma aula experimental nas respectivas escolas e disciplinas envolvidas e depois responderão a questionários sobre inclusão, acessibilidade à aula, sensação de incômodo, solidariedade ou indiferença e ainda apresentarão propostas e soluções para as possíveis situações-problema em relação à inclusão.

Referências

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica – 5ª ed. - São Paulo: Atlas, 2003.

MAIA, S. R. Quem são as Pessoas com Surdocegueira e as Pessoas com Deficiência Múltipla sensorial. In: PETERSEN, M. et al. Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial: Sugestões de Recursos Acessíveis e Estratégias de Ensino. São Paulo: Grupo Brasil, 2010.

PEREIRA, E.M. ENSAIO SOBRE A SURDOCEGUEIRA: alunos do 8º ano do ensino fundamental simulam a surdocegueira através do uso simultâneo de protetor auricular e venda nos olhos durante aula de ciências, com intuito, de conhecer as demandas de aluno surdocego e de se construir política de inclusão. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto IPEMIG como requisito para obtenção do título de especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase nas Deficiências Múltiplas e Intelectual, 2018.

Site: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/ufmg-concentra-esforcos-para-garantir-a-acessibilidade-de-pessoas-com-deficiencia quinta-feira, 5 de abril 2018, às 13h34 atualizado em sexta-feira, 20 de julho 2018, às 10h25).

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

Pereira, E. M., Silveira, V. de L. ., & Vaz, G. S. . (2021). Ensaio sobre a Surdocegueira:: Alunos das diversas graduações da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deverão simular a surdocegueira através do uso simultâneo de protetor auricular e venda nos olhos nos espaços do campus e nas aulas das diversas es. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(12). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/590

Edição

Seção

TRABALHOS AGRACIADOS COM O PRÊMIO DE MENÇÃO HONROSA

Categorias