O Tema Pobreza Na Formação Continuada De Professores Da Educação Básica:
Algumas Reflexões A Partir De Uma Entrevista Considerando O Contexto Pandêmico Da COVID -19
Palavras-chave:
Pobreza, família, escola, dignidade, respeito e ensino remotoResumo
O artigo científico consistiu numa entrevista realizada em uma família composta por quatro membros na cidade de Natal -RN. Nesse sentido, o objetivo era refletir a respeito dos dados coletados no tocante a formação continuada de professores diante do contexto da Covid -19 e a pesquisa foi qualitativa e exploratória por meio da análise dos dados coletados que resultaram em considerar o contexto educacional na atualidade a partir de reflexões sobre o tema pobreza na formação continuada de docentes.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Catálogo de Teses. 2018. Acesso em: 26 jul. 2021. Disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 26 jul. 2021.
COELHO, Wilma de Nazaré Baia e DIAS, Sinara Bernanrdo. Relações Raciais na escola: entre legislações e coordenações pedagógicas. Revista da ABPN, v.12, n. 32 mar/maio 2020, p. 46-67.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; PADINHA, Maria do Socorro Ribeiro. Coordenadoras e práticas pedagógicas: legislação educacional, formação crítica e relações raciais. Linhas Críticas, Universidade de Brasília - Brasília, v. 19, n. 38, jan. - abr., 2013, p. 229-250. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/1935/193526311014.pdf. Acesso em: 30 nov. 2018.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica. Educar em Revista. Edição Especial, n. 1, 2017, p. 87-102. Disponível em .Acesso em: 08 out. 2019.
DUBET, François. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, SP, v. 34, n. 123, p. 539-555, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a02v34123.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.
IVENICKI, Ana. Perspectivas multiculturais para o currículo de formação docente antirracista. . Revista da ABPN, v.12, n. 32 mar/maio 2020, p. 46-67.
SILVA, Francisco; LACERDA, Cecília; NETO, Manuel Bandeira dos Santos. Form, Doc., Belo Horizonte, v. 12, n/. 26,, p. 137-154, jan/abr. 2021.
TREZZI, Clóvis. A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional. Dialogia: São Paulo, n. 37, p. 1-14, e18268, jan./abr.2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Tiago da Silva Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.