O Tema Pobreza Na Formação Continuada De Professores Da Educação Básica:

Algumas Reflexões A Partir De Uma Entrevista Considerando O Contexto Pandêmico Da COVID -19

Autores

  • Tiago da Silva Bezerra ABPN, UFMG,, UFES e UFRB - pesquisador e parecerista

Palavras-chave:

Pobreza, família, escola, dignidade, respeito e ensino remoto

Resumo

O artigo científico consistiu numa entrevista realizada em uma família  composta por quatro membros na cidade de Natal -RN. Nesse sentido, o objetivo era refletir a respeito dos dados coletados no tocante a formação continuada de professores diante do contexto da Covid -19 e a pesquisa foi qualitativa e exploratória por meio da análise dos dados coletados que resultaram em considerar o contexto educacional na atualidade a partir de reflexões sobre o tema pobreza na formação continuada de docentes.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Catálogo de Teses. 2018. Acesso em: 26 jul. 2021. Disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 26 jul. 2021.

COELHO, Wilma de Nazaré Baia e DIAS, Sinara Bernanrdo. Relações Raciais na escola: entre legislações e coordenações pedagógicas. Revista da ABPN, v.12, n. 32 mar/maio 2020, p. 46-67.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; PADINHA, Maria do Socorro Ribeiro. Coordenadoras e práticas pedagógicas: legislação educacional, formação crítica e relações raciais. Linhas Críticas, Universidade de Brasília - Brasília, v. 19, n. 38, jan. - abr., 2013, p. 229-250. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/1935/193526311014.pdf. Acesso em: 30 nov. 2018.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica. Educar em Revista. Edição Especial, n. 1, 2017, p. 87-102. Disponível em .Acesso em: 08 out. 2019.

DUBET, François. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, SP, v. 34, n. 123, p. 539-555, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a02v34123.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

IVENICKI, Ana. Perspectivas multiculturais para o currículo de formação docente antirracista. . Revista da ABPN, v.12, n. 32 mar/maio 2020, p. 46-67.

SILVA, Francisco; LACERDA, Cecília; NETO, Manuel Bandeira dos Santos. Form, Doc., Belo Horizonte, v. 12, n/. 26,, p. 137-154, jan/abr. 2021.

TREZZI, Clóvis. A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional. Dialogia: São Paulo, n. 37, p. 1-14, e18268, jan./abr.2021

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

Bezerra, T. da S. . (2021). O Tema Pobreza Na Formação Continuada De Professores Da Educação Básica: : Algumas Reflexões A Partir De Uma Entrevista Considerando O Contexto Pandêmico Da COVID -19. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(12). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/589