AS Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica
Desmestificando Fake News
Palavras-chave:
Alfabetização Científica, COVID-19, Fake News, leituraResumo
A presente pesquisa em andamento, anseia por analisar as contribuições da leitura de artigos científicos sobre a COVID-19 em uma aula de biologia. Entendemos, que o trabalho com o gênero científico contribui para a alfabetização científica dos alunos, além de oportunizá-los a desmistificar as notícias falsas ou Fake News veiculadas para a sociedade por meio das mídias sobre a pandemia.
Referências
BRISOLA, A. C.; ROMEIRO, N. L. A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, Online First, 20p., jan. 2018. Disponível em: http://www.Brapci.inf.br/v/a/30226. Acesso em: 26 jul. de 2021.
CHASSOT, A. , 2003. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 3ªed. Ijuí: Unijuí.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.
NIGRO, R. G. Textos e leitura na educação em ciências: contribuições para a alfabetização científica em seu sentindo mais fundamental. 2007. 290p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-154033/publico/Rogerio_Goncalves_Nigro.pdf. Acesso em 24 jul. de 2021.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A.M.P. 2011. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246/172. Acesso em 26 jul. de 2021.
SASSERON, L. H. 2015. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, v.17 n. especial, p. 49- 67. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/K556Lc5V7Lnh8QcckBTTMcq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 26 jul. de 2021.
SCARPA, D. L. et al. O Ensino por Investigação e a Argumentação em Aulas de Ciências Naturais. Tópicos Educacionais, Recife, v. 23, n.1, p.7-27, jan/jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/. Acesso em: 27 jul. de 2021.
SILVA, N. S.; AGUIAR JUNIOR, O. G. A estrutura composicional dos textos de estudantes sobre ciclos de materiais: evidências de uso
e apropriação da linguagem científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 4, p. 801-816, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/n7PXx6CdLXD7CDjqcWYtPdj/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 27 jul. de 2021.
VOSOUGHI, S. et al. (2018). The spread of true and false news online. Science, 1151(March),1146–1151. Disponível em: https://ide.mit.edu/sites/default/files/publications/2017%20IDE%20Research%20Brief%20False%20News.pdf. Acesso em 26 de jul. de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Alexsandro Luiz dos Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.