AS Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica

Desmestificando Fake News

Autores

  • Alexsandro Luiz dos Reis Prefeitura de Mariana MG

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, COVID-19, Fake News, leitura

Resumo

A presente pesquisa em andamento, anseia por analisar as contribuições da leitura de artigos científicos sobre a COVID-19 em uma aula de biologia. Entendemos, que o trabalho com o gênero científico contribui para a alfabetização científica dos alunos, além de oportunizá-los a desmistificar as notícias falsas ou Fake News veiculadas para a sociedade por meio das mídias sobre a pandemia.

Referências

BRISOLA, A. C.; ROMEIRO, N. L. A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, Online First, 20p., jan. 2018. Disponível em: http://www.Brapci.inf.br/v/a/30226. Acesso em: 26 jul. de 2021.

CHASSOT, A. , 2003. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 3ªed. Ijuí: Unijuí.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.

NIGRO, R. G. Textos e leitura na educação em ciências: contribuições para a alfabetização científica em seu sentindo mais fundamental. 2007. 290p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-154033/publico/Rogerio_Goncalves_Nigro.pdf. Acesso em 24 jul. de 2021.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A.M.P. 2011. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246/172. Acesso em 26 jul. de 2021.

SASSERON, L. H. 2015. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, v.17 n. especial, p. 49- 67. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/K556Lc5V7Lnh8QcckBTTMcq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 26 jul. de 2021.

SCARPA, D. L. et al. O Ensino por Investigação e a Argumentação em Aulas de Ciências Naturais. Tópicos Educacionais, Recife, v. 23, n.1, p.7-27, jan/jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/. Acesso em: 27 jul. de 2021.

SILVA, N. S.; AGUIAR JUNIOR, O. G. A estrutura composicional dos textos de estudantes sobre ciclos de materiais: evidências de uso

e apropriação da linguagem científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 4, p. 801-816, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/n7PXx6CdLXD7CDjqcWYtPdj/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 27 jul. de 2021.

VOSOUGHI, S. et al. (2018). The spread of true and false news online. Science, 1151(March),1146–1151. Disponível em: https://ide.mit.edu/sites/default/files/publications/2017%20IDE%20Research%20Brief%20False%20News.pdf. Acesso em 26 de jul. de 2021.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

Reis, A. L. dos . (2021). AS Contribuições da Leitura de Artigos Científicos sobre a Pandemia da COVID-19 para a Alfabetização Científica: Desmestificando Fake News. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(12). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/542

Edição

Seção

TRABALHOS AGRACIADOS COM O PRÊMIO DE MENÇÃO HONROSA

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

  • Ana Cristina Fricke Matte, Fábio dos Santos Coradini, Maíra Ferreira Sant'Ana, Silvane Aparecida Gomes, Tielle Alves Souto, Alexandre Carvalho, Alexsandro Luiz dos Reis, Alexsandro Rosa Soares, Ana Luíza Washington Junqueira, Bárbara Amaral Silva, Carolina Maia dos Santos, Claudete Leite Siqueira, Dayse Centurion da Silva, Diego de Campos Ribeiro, Eurico Rosa da Silva Júnior, Gabriel Reis Martins, Gênesis Guimarães Soare, Graciele Batista Gonzaga, Guilherme Pereira Moura, Gustavo Rocha, Iran Rodrigues de Oliveira, Ismael Krüger Pescke, Jaqueline Dias da Silva, Jennifer da Silva Gramiani Celeste, Jussara de Paula da Silva Moura, Katiuscia Cristina Santana, Lohaine Miguez Martins, Luana Batista de Oliveira, Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia, Luidy Xavier Nogueira, Luiza Lara do Val Claure, Luiz Alberto de Souza Filho, Luiz Felipe Batista Monteiro, Marcelo Maia, Maria Gabriella Flores Severo Fonseca, Mateus Miranda, Michelli Almeida da Silva, Natália Silva Giarola de Resende, Nayara Stefanie Mandarino Silva, Nicoli Peroza Ramos, Patricia Pato dos Santos, Paula Aparecida Diniz Gomides, Rafaela Domingues Pereira, Rafael Gonçalves Silva, Railson Borges Moura, Ranyelle Lopes Barros, Thais Cerqueira Faria, Valdirene Soares Santos, Walmir Fernandes Pereira, EDITORIAL , Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre: v. 2 n. 12 (2021): Anais do Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2021.2