Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências

Autores

  • Cintia Camillo UFSM
  • Karine Gehrke Graffunder Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Museu de Ciências, Tecnologias Digitais, Aprendizagem Ubíqua

Resumo

Este estudo objetivou realizar um levantamento dos aplicativos (apps) museológicos encontrados no repositório Google Play em esfera mundial, com ênfase no Ensino de Ciências. Selecionou-se sete apps que se enquadram no objeto de estudo, todos de classificação livre e gratuitos. Três apps são de origem espanhola e os outros quatro são de origem diversas. Conclui-se que os apps museológicos promovem um Ensino de Ciências de forma lúdica, criativa, motivadora em todos os níveis de ensino.

Biografia do Autor

Karine Gehrke Graffunder, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Curso de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Licenciada em Biologia

Referências

BRAGA, I. F.; LANDAU, L.; CUNHA, G. G. Realidade Aumentada em Museus: As Batalhas do Museu Nacional de Belas Artes. Virtual Reality, nº1, v.4, 2021.

CAMILLO, C. M.; MULLER, L.; LIMA, A. A aprendizagem ubíqua nas Escolas do Campo. 1º ed. Territórios em Movimento. São Leopoldo, RS. Oikos, 2019.

CAMILLO, C. M.; MEDEIROS, L. M. Aplicativos educacionais livres aplicativos educacionais livres para m-learning e sua integração e sua integração com o ensino da matemática. Revista Redin, v. 6, nº 1, 2017.

CHASSOT, A. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.

SILVA, V. V.; MOREIRA, E.; ALBUQUERQUE, V. Jogos, dimensão formativa e aprendizagem em sociologia. Revista Temas em Educação, v. 30, n. 2, p. 114–132, 2021.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Cultura. O futuro da aprendizagem móvel. 2014. Disponível em: < https://unesdoc.unesco.org/> Acesso em: 19 de julho de 2021.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

Camillo, C., & Graffunder, K. G. . (2021). Aplicativos Museológicos No Ensino De Ciências. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(12). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/531