A Experiência Do Outro No Conto “Festa”, De Wander Pirolili

Autores

  • Cilene Margarete Pereira Unifal-MG
  • Luciano Marcos Dias Cavalcanti

Palavras-chave:

Literatura, Direitos humanos, humanização, Wander Piroli, BNCC, PCNs.

Resumo

Em “O direito à literatura” (1995), Candido observa a literatura como um direito incompressível do ser humano, fundamental para garantir sua integridade. Tal perspectiva é assumida pela Declaração Universal de Direitos Humanos, que aponta que a arte, a cultura e a ciência são direitos fundamentais de todos (ONU, 1948). A arte assume, assim, uma função social fundamental, a de alimentar a capacidade fabuladora do homem e de humanizá-lo. Considerando isso, este texto reflete sobre o aspecto humanizador da literatura a partir da leitura do conto “Festa”, de Wander Piroli, publicado em 1985, amparando-se, ainda, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2007) e na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), no que diz respeito à promoção dos direitos humanos e da empatia.

Biografia do Autor

Luciano Marcos Dias Cavalcanti

Graduado em Letras: Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em Letras: Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Literatura Brasileira da UNESP/Araraquara.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais + - Linguagens, códigos e suas tecnologias (Ensino Médio). Brasília: MEC/SEF, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários Escritos. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1995.

COSTA, Fernando Braga da. Homens invisíveis: relatos de uma humilhação social. São Paulo: Ed. Globo, 2004.

GONÇALVES FILHO, José Moura. A invisibilidade pública. In: COSTA, Fernando Braga da. Homens invisíveis: relatos de uma humilhação social. São Paulo: Ed. Globo, 2004.

NUNES, Sebastião. O mais brasileiro de todos os contos. In: Suplemento Literário Do Estado De Minas Gerais. Edição Especial: O áspero lirismo de Wander Piroli. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura, 2011.

PIROLI, Wander. A mãe e o filho da mãe & A máquina de fazer amor. Belo Horizonte: Leitura, 2009.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Genebra: ONU, 1948.

SODRÉ, Muniz. Por um conceito de minoria. In: PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre (org.). Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

Pereira, C. M., & Cavalcanti , L. M. D. (2021). A Experiência Do Outro No Conto “Festa”, De Wander Pirolili. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(12). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/530