A Experiência Do Outro No Conto “Festa”, De Wander Pirolili
Palavras-chave:
Literatura, Direitos humanos, humanização, Wander Piroli, BNCC, PCNs.Resumo
Em “O direito à literatura” (1995), Candido observa a literatura como um direito incompressível do ser humano, fundamental para garantir sua integridade. Tal perspectiva é assumida pela Declaração Universal de Direitos Humanos, que aponta que a arte, a cultura e a ciência são direitos fundamentais de todos (ONU, 1948). A arte assume, assim, uma função social fundamental, a de alimentar a capacidade fabuladora do homem e de humanizá-lo. Considerando isso, este texto reflete sobre o aspecto humanizador da literatura a partir da leitura do conto “Festa”, de Wander Piroli, publicado em 1985, amparando-se, ainda, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2007) e na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), no que diz respeito à promoção dos direitos humanos e da empatia.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais + - Linguagens, códigos e suas tecnologias (Ensino Médio). Brasília: MEC/SEF, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários Escritos. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1995.
COSTA, Fernando Braga da. Homens invisíveis: relatos de uma humilhação social. São Paulo: Ed. Globo, 2004.
GONÇALVES FILHO, José Moura. A invisibilidade pública. In: COSTA, Fernando Braga da. Homens invisíveis: relatos de uma humilhação social. São Paulo: Ed. Globo, 2004.
NUNES, Sebastião. O mais brasileiro de todos os contos. In: Suplemento Literário Do Estado De Minas Gerais. Edição Especial: O áspero lirismo de Wander Piroli. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura, 2011.
PIROLI, Wander. A mãe e o filho da mãe & A máquina de fazer amor. Belo Horizonte: Leitura, 2009.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Genebra: ONU, 1948.
SODRÉ, Muniz. Por um conceito de minoria. In: PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre (org.). Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Cilene Margarete Pereira, Luciano Marcos Dias Cavalcanti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.