A Formação Do Professor Pesquisador

práticas investigativas nos cursos de licenciatura do Centro Universitário Redentor

Autores

Palavras-chave:

Ensino superior, educação, extensão e pesquisa, formação docente, professor pesquisador

Resumo

Este trabalho busca discutir sobre a importância do exercício de práticas investigativas no ensino superior, especificamente em cursos de licenciatura, viabilizando pesquisas sobre temáticas que sejam condizentes com o contexto escolar. Neste sentido, tem-se por objetivo apresentar o resultado de uma ação metodológica desenvolvida no âmbito da disciplina Extensão Integrada em Licenciatura IV, que faz parte da matriz curricular dos cursos de Licenciatura do Centro Universitário Redentor, que consistiu em viabilizar a relação tríade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Biografia do Autor

Alexsandro Rosa Soares, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Mestre em Letras, área de concentração Literatura Brasileira; especialista em Administração e Supervisão Escolar; e em Docência do Ensino Superior; licenciado em Pedagogia; em Letras e Literatura da Língua Portuguesa, e em Normal Superior. Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Literaturas na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro; professor/tutor conteudista (EaD) do Centro Universitário Redentor; membro do conselho editorial da revista África e Africanidades (ISSN 1983-2354); membro da equipe editorial da Revista Interdisciplinar do Pensamento Científico (REINPEC). Temas de interesse em pesquisa: Carolina Maria de Jesus, educação literária, literatura negro-brasileira e formação de professores.

Referências

ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 9. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999. 152 p.

AMORAS, Fernando Castro; AMORAS, Aluana Vilhena. A pesquisa no ensino superior: um ensaio sobre metodologia científica. Estação Científica (Unifap), [S.L.], v. 6, n. 3, p. 127, 13 dez. 2016. Universidade Federal do Amapa. http://dx.doi.org/10.18468/estcien.2016v6n3.p127-136.

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de; GRACIAS, Telma Aparecida de Souza. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2004. 176 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 152 p.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

Soares, A. R. . (2021). A Formação Do Professor Pesquisador : práticas investigativas nos cursos de licenciatura do Centro Universitário Redentor. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(12). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/520

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

  • Ana Cristina Fricke Matte, Fábio dos Santos Coradini, Maíra Ferreira Sant'Ana, Silvane Aparecida Gomes, Tielle Alves Souto, Alexandre Carvalho, Alexsandro Luiz dos Reis, Alexsandro Rosa Soares, Ana Luíza Washington Junqueira, Bárbara Amaral Silva, Carolina Maia dos Santos, Claudete Leite Siqueira, Dayse Centurion da Silva, Diego de Campos Ribeiro, Eurico Rosa da Silva Júnior, Gabriel Reis Martins, Gênesis Guimarães Soare, Graciele Batista Gonzaga, Guilherme Pereira Moura, Gustavo Rocha, Iran Rodrigues de Oliveira, Ismael Krüger Pescke, Jaqueline Dias da Silva, Jennifer da Silva Gramiani Celeste, Jussara de Paula da Silva Moura, Katiuscia Cristina Santana, Lohaine Miguez Martins, Luana Batista de Oliveira, Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia, Luidy Xavier Nogueira, Luiza Lara do Val Claure, Luiz Alberto de Souza Filho, Luiz Felipe Batista Monteiro, Marcelo Maia, Maria Gabriella Flores Severo Fonseca, Mateus Miranda, Michelli Almeida da Silva, Natália Silva Giarola de Resende, Nayara Stefanie Mandarino Silva, Nicoli Peroza Ramos, Patricia Pato dos Santos, Paula Aparecida Diniz Gomides, Rafaela Domingues Pereira, Rafael Gonçalves Silva, Railson Borges Moura, Ranyelle Lopes Barros, Thais Cerqueira Faria, Valdirene Soares Santos, Walmir Fernandes Pereira, EDITORIAL , Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre: v. 2 n. 12 (2021): Anais do Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2021.2