A Formação Do Professor Pesquisador
práticas investigativas nos cursos de licenciatura do Centro Universitário Redentor
Palavras-chave:
Ensino superior, educação, extensão e pesquisa, formação docente, professor pesquisadorResumo
Este trabalho busca discutir sobre a importância do exercício de práticas investigativas no ensino superior, especificamente em cursos de licenciatura, viabilizando pesquisas sobre temáticas que sejam condizentes com o contexto escolar. Neste sentido, tem-se por objetivo apresentar o resultado de uma ação metodológica desenvolvida no âmbito da disciplina Extensão Integrada em Licenciatura IV, que faz parte da matriz curricular dos cursos de Licenciatura do Centro Universitário Redentor, que consistiu em viabilizar a relação tríade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
Referências
ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 9. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999. 152 p.
AMORAS, Fernando Castro; AMORAS, Aluana Vilhena. A pesquisa no ensino superior: um ensaio sobre metodologia científica. Estação Científica (Unifap), [S.L.], v. 6, n. 3, p. 127, 13 dez. 2016. Universidade Federal do Amapa. http://dx.doi.org/10.18468/estcien.2016v6n3.p127-136.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de; GRACIAS, Telma Aparecida de Souza. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2004. 176 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 152 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Alexsandro Rosa Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.