TEA feminino existe?

uma breve análise da construção do sentido da verdade

Autores

  • Ana Fricke Matte Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Semiótica Discursiva, Construção da verdade, Transtorno do Espectro Autista, Gênero, Binarismo

Resumo

Segundo a Semiótica Discursiva, a construção da verdade se dá pela operação de uma função, a da Veridicção, sobre o texto, a qual, a partir do ponto de vista de um observador que articula o saber e o parecer, determina o que é verdade, mentira, falsidade e segredo em cada texto. O trabalho de análise foca um texto publicado na rede social Instagram, o qual discorre sobre o crer e o saber no que tange ao TEA como uma questão de gênero.

Referências

FIORIN, José Luiz; BARROS, Diana Luz Pessoa de (Org.) . Dialogismo, polifonia e intertextualidade. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 1994.

MATTE, Ana Cristina Fricke. Árvore das Categorias de Análise Semiótica vol. I – Balizas teóricas. Coleção Texto Livre: Pensemeando o Mundo: Tomo VII. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024-I. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/arvore-das-categorias-de-analisesemiotica-volume-i-balizas-teoricas/. Acesso em 23 nov. 2024.

MATTE, Ana Cristina Fricke. Árvore das Categorias de Análise Semiótica vol. II – Drops conceituais. Coleção Texto Livre: Pensemeando o Mundo: Tomo VIII. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024-II. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/arvore-das-categorias-de-analisesemiotica- volume-ii-drops-conceituais/. Acesso em 23 nov. 2024

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

Fricke Matte, A. (2025). TEA feminino existe? uma breve análise da construção do sentido da verdade. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 7–12. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1495