Educação Ambiental crítica e Justiça Climática

desafios e possibilidades

Autores

  • Gabriela de Brito Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isabela Franca Souza e Moura Universidade Federal de Minas Gerais
  • Júlia Victoria Campos Emiliano Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vitoria Aparecida Alves e Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

educação ambiental, justiça climática, meio ambiente

Resumo

Este artigo investiga o papel da educação ambiental crítica enquanto instrumento de emancipação política e construção de justiça climática. A partir de fundamentos legais e teóricos, discute-se como práticas educativas podem enfrentar desigualdades socioambientais. O texto aborda a aplicação da educação ambiental e propõe alternativas baseadas em saberes tradicionais, participação comunitária e pedagogia freiriana. Defende-se a educação como prática emancipatória diante da crise climática e do avanço do negacionismo.

Referências

BRASIL. Leis ambientais: Lei nº 6.938/1981, CF/1988 (Art. 225), Lei nº 9.795/1999. DOU, 1981-1999;

FONSECA, I. F. et al. Conhecimentos técnicos e participação: o caso do Conama. Rev. Sociol. Polit., v. 20, n. 41, p. 183-198, 2012. DOI: 10.1590/S0104-44782012000300012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 67. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GALVÃO, Maria Neuma Clemente et al. Educação ambiental nos assentamentos rurais do MST. 2006;

GOMES, K. v. S. D.; SILVA, A. C. M. Educação ambiental crítica e justiça climática. RevBEA, v. 18, n. 1, p. 477-491, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14191.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa, v. 35, p. 145-163, 2009.

SANTOS, A. M. et al. Educação ambiental e justiça ambiental. RevBEA, v. 10, n. 2, p. 42-59, 2015.

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

de Brito Santos, G., Franca Souza e Moura, I., Victoria Campos Emiliano, J., & Aparecida Alves e Silva, V. (2025). Educação Ambiental crítica e Justiça Climática: desafios e possibilidades. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 244–249. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1487