A análise de assunto como estratégia de organização em bibliotecas escolares alinhadas ao currículo escolar
Palavras-chave:
Análise de assunto, Biblioteca escolar, Currículo BNCC, Vocabulário controladoResumo
Este artigo discute a importância da análise de assunto como estratégia de organização da informação em bibliotecas escolares, com foco na integração entre vocabulários controlados e os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base em estudos teóricos e propostas metodológicas, pretende-se evidenciar o papel da indexação na mediação pedagógica e propor
caminhos para a elaboração de instrumentos de organização que favoreçam a recuperação da informação educacional.
Referências
ALVES, Roberta Caroline Vesu. As influências das garantias de ficção, literária e de uso na indexação da literatura infantojuvenil: proposta de modelo de leitura. Palabra Clave, La Plata, v. 9, n. 2, 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CONCEIÇÃO, Luciane da. Uma análise da subjetividade na indexação de obras de literatura infantojuvenil em bibliotecas escolares. Porto Alegre: UFRGS, 2018.
LANCASTER, F. W. Indexação e resumo. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
PASQUALINI, Juliana C. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor. Araraquara: UNESP, 2010.
VESZ, Roberta. Garantias de leitura na indexação de literatura infantojuvenil. Ciência da Informação, Brasília, v. 49, n. 1, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Tauany Lorena Alves Silva Portella

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.