A análise de assunto como estratégia de organização em bibliotecas escolares alinhadas ao currículo escolar

Autores

  • Tauany Lorena Alves Silva Portella Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Análise de assunto, Biblioteca escolar, Currículo BNCC, Vocabulário controlado

Resumo

Este artigo discute a importância da análise de assunto como estratégia de organização da informação em bibliotecas escolares, com foco na integração entre vocabulários controlados e os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base em estudos teóricos e propostas metodológicas, pretende-se evidenciar o papel da indexação na mediação pedagógica e propor
caminhos para a elaboração de instrumentos de organização que favoreçam a recuperação da informação educacional.

Biografia do Autor

Tauany Lorena Alves Silva Portella, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com interesse nas áreas de organização da informação, análise de assunto e epistemologia da Ciência da Informação. Participa do grupo de pesquisa MHTX e desenvolve pesquisa de iniciação científica há dois anos, com ênfase nos estudos teórico-metodológicos da análise de assunto. Já publicou artigo no Canadian Journal of Information and Library Science e no Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (FORPED), tendo conquistado o primeiro lugar na edição de 2023 deste último. Apresentou trabalho no BOBCATSSS 2024, sediado pela Universidade de Coimbra.

Referências

ALVES, Roberta Caroline Vesu. As influências das garantias de ficção, literária e de uso na indexação da literatura infantojuvenil: proposta de modelo de leitura. Palabra Clave, La Plata, v. 9, n. 2, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CONCEIÇÃO, Luciane da. Uma análise da subjetividade na indexação de obras de literatura infantojuvenil em bibliotecas escolares. Porto Alegre: UFRGS, 2018.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumo. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

PASQUALINI, Juliana C. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva histórico-cultural: um estudo a partir da análise da prática do professor. Araraquara: UNESP, 2010.

VESZ, Roberta. Garantias de leitura na indexação de literatura infantojuvenil. Ciência da Informação, Brasília, v. 49, n. 1, 2020.

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

Alves Silva Portella, T. L. (2025). A análise de assunto como estratégia de organização em bibliotecas escolares alinhadas ao currículo escolar. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 274–279. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1483