A Construção de Sentido no Gênero Meme

uma Análise Semiótica Greimasiana do Percurso Gerativo Multimodal

Autores

  • Nayara Ariel Mendes de Aguiar Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Semiótica greimasiana, percurso gerativo do sentido, memes, multimodalidade, ciberespaço

Resumo

O presente artigo analisa o meme como gênero discursivo digital sob a perspectiva da Semiótica Greimasiana. A investigação centra-se nas tensões valorativas e na performatividade discursiva ativadas ao longo do percurso gerativo de sentido — níveis Fundamental, Narrativo e Discursivo. Considerando a multimodalidade característica do ciberespaço, examina-se como os memes constroem sentidos por meio da articulação de linguagens e da atualização de valores sociais em práticas enunciativas breves e expressivas.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GREIMAS, A. J. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix, 1973.

GREIMAS, A. J. COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 1983.

ZILBERBERG, C. Tensão e significado. São Paulo: Escuta, 2006.

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

Aguiar, N. A. M. de. (2025). A Construção de Sentido no Gênero Meme: uma Análise Semiótica Greimasiana do Percurso Gerativo Multimodal. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 100–105. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1474