A influência da Inteligência Artificial na Aprendizagem de Línguas

Autores

  • Gabrielle Helena de Almeida Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rafaela Vitoria Bento Martins Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Inteligência Artificial; Aprendizagem; Idiomas; Tecnologia Educacional.

Resumo

Os estudos sobre inteligência artificial tiveram seu marco principal em 1956,durante a Conferência de Dartmouth, após esse marco as pesquisas sofreram diversas oscilações em sua trajetória. Nas décadas seguintes, o entusiasmo acerca deste tema era muito grande do ponto de vista do público e principalmente dos pesquisadores, seguido de desapontamentos e escassez de recursos. Atualmente, no cenário tecnológico conhecido como “era digital”, a IA vem ganhando destaque e espaço em tarefas cotidianas das pessoas, chamando atenção para o uso da capacidade na transformação como um alternativa no modo de aprendizagem, tendo em vista que o acesso à IA já é utilizado por alunos. Este artigo tem como objetivo investigar o impacto da inteligência artificial (IA) no ensino de línguas, com foco nas suas possibilidades e limitações, propondo uma reflexão crítica sobre o papel da IA no processo de aprendizagem de idiomas.

Biografia do Autor

Gabrielle Helena de Almeida Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante do 7º período de Letras na UFMG, com experiência em docência por meio de estágios obrigatórios em escolas de Belo Horizonte. Atuou no Centro de Comunicação da UFMG (CEDECOM), desenvolvendo habilidades na área de comunicação institucional. Interessa-se por Análise do Discurso e pelo uso de recursos tecnológicos no aprendizado de línguas, com ênfase em metodologias inovadoras para o ensino de linguagem.

Rafaela Vitoria Bento Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui experiência como estagiária no Centro Esportivo Universitário da UFMG e, atualmente, atua na área de viagens corporativas em uma agência especializada, desenvolvendo atividades de prospecção e atendimento B2B. Está em processo de apresentação de um artigo acadêmico sobre "A Influência da Inteligência Artificial na Aprendizagem de Línguas". Atualmente, também desenvolve sua monografia com foco na interface entre turismo e gentrificação, analisando como a produção científica nacional aborda esse fenômeno.

Referências

AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 25, n. 1, p. e25107, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.07. Acesso em: 13 maio 2025.

DIVEKAR, R. R. et al. Aquisição de línguas estrangeiras por meio de inteligência artificial e realidade estendida: design e avaliação. Computer Assisted Language Learning, v. 35, p. 2332-2360, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09588221.2021.1879162. Acesso em: 13 maio 2025.

GABRIEL FILHO, Oscar. Inteligência artificial e aprendizagem de máquina: aspectos teóricos e aplicações. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2023. 462 p.

SICHMAN, J. S. Inteligência Artificial e sociedade: avanços e riscos. Estudos Avançados, São Paulo, v. 35, n. 101, p. 37-50, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.004. Acesso em: 13 maio 2025.

WANG, Yiyun et al. Empirical assessment of AI-powered tools for vocabulary acquisition in EFL instruction. IEEE Access, [S. l.], v. 12, p. 1-1, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2024.3446657. Acesso em: 13 maio 2025.

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

Helena de Almeida Oliveira, G., & Vitoria Bento Martins, R. (2025). A influência da Inteligência Artificial na Aprendizagem de Línguas. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 82–87. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1463