A influência da Inteligência Artificial na Aprendizagem de Línguas
Palavras-chave:
Inteligência Artificial; Aprendizagem; Idiomas; Tecnologia Educacional.Resumo
Os estudos sobre inteligência artificial tiveram seu marco principal em 1956,durante a Conferência de Dartmouth, após esse marco as pesquisas sofreram diversas oscilações em sua trajetória. Nas décadas seguintes, o entusiasmo acerca deste tema era muito grande do ponto de vista do público e principalmente dos pesquisadores, seguido de desapontamentos e escassez de recursos. Atualmente, no cenário tecnológico conhecido como “era digital”, a IA vem ganhando destaque e espaço em tarefas cotidianas das pessoas, chamando atenção para o uso da capacidade na transformação como um alternativa no modo de aprendizagem, tendo em vista que o acesso à IA já é utilizado por alunos. Este artigo tem como objetivo investigar o impacto da inteligência artificial (IA) no ensino de línguas, com foco nas suas possibilidades e limitações, propondo uma reflexão crítica sobre o papel da IA no processo de aprendizagem de idiomas.
Referências
AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 25, n. 1, p. e25107, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.07. Acesso em: 13 maio 2025.
DIVEKAR, R. R. et al. Aquisição de línguas estrangeiras por meio de inteligência artificial e realidade estendida: design e avaliação. Computer Assisted Language Learning, v. 35, p. 2332-2360, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09588221.2021.1879162. Acesso em: 13 maio 2025.
GABRIEL FILHO, Oscar. Inteligência artificial e aprendizagem de máquina: aspectos teóricos e aplicações. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2023. 462 p.
SICHMAN, J. S. Inteligência Artificial e sociedade: avanços e riscos. Estudos Avançados, São Paulo, v. 35, n. 101, p. 37-50, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.004. Acesso em: 13 maio 2025.
WANG, Yiyun et al. Empirical assessment of AI-powered tools for vocabulary acquisition in EFL instruction. IEEE Access, [S. l.], v. 12, p. 1-1, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2024.3446657. Acesso em: 13 maio 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Gabrielle Helena de Almeida Oliveira, Rafaela Vitoria Bento Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.