Aspectos para a promoção da saúde no Brasil

Autores

  • Beatriz Rodrigues Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Heitor de Oliveira Marcilio Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mateus Felipe Soares Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Michele Rodrigues Albino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Natiele Lopes Costa Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Saúde; Políticas públicas; Sistema Único de Saúde.

Resumo

A promoção da saúde configura-se como o conjunto de estratégias direcionadas para a melhoria da qualidade de vida da população (BRASIL, 2022). Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar as ações de promoção da saúde desenvolvidas, com foco na prevenção de doenças e na melhoria do acesso à informação e aos serviços de saúde. Como resultado, esperase identificar as principais estratégias utilizadas, os desafios enfrentados pela equipe multiprofissional e o nível de participação da comunidade nas atividades propostas.

Biografia do Autor

Beatriz Rodrigues Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Biomedicina pela UFMG, com formação prévia em Ciências Biológicas e experiência em pesquisa nas áreas de diagnóstico molecular e cultura celular. Atuou em projetos sobre Doença de Chagas e Leishmaniose, com domínio em PCR, ELISA e biossegurança. Interessa-se por biologia molecular, diagnóstico laboratorial e automação.

Heitor de Oliveira Marcilio, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Terapia Ocupacional pela UFMG e técnico em Automação Industrial pelo IFMG. Já estagiou no Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON). Interessa-se por Tecnologias Assistivas, Pediatria e Integração Sensorial.

Mateus Felipe Soares Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de Biomedicina pela UFMG e formado em Eletrotécnica e Automação Industrial pelo CEFET-MG. Já atuou como projetista de automação e instrumentação de minas de metais não ferrosos e atualmente trabalha como assessor científico com foco em automação laboratorial. Interessa-se por automação de processos, tecnologia da informação e controle de processos.

Michele Rodrigues Albino, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Nutrição pela UFMG, atualmente no final do curso. Participou de Iniciação Científica Voluntária na área de Nutrição Clínica e realizou cursos sobre composição de cardápios escolares e boas práticas de manipulação de alimentos. Possui interesse em seguir na área clínica por meio de uma pós-graduação.

Natiele Lopes Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Comunicação Social pela UFMG, estudante de Educação Física pela mesma universidade. Já atuou como bolsista de iniciação científica pesquisando sobre o lazer das juventudes em Belo Horizonte. Atualmente é professora de natação infantil e tem interesse em assuntos relacionados à saúde, políticas públicas, lazer e comportamento motor.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3. ed., atual. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 84 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde).

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 10 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Recomendações para a operacionalização da Política Nacional de Promoção da Saúde na Atenção Primária à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. 51 p.

BISPO JÚNIOR, J. P., ALMEIDA, E. R. de (2023). Equipes multiprofissionais (eMulti): potencialidades e desafios para a ampliação da atenção primária à saúde no Brasil. Cadernos De Saúde Pública, 39(10), e00120123. https://doi.org/10.1590/0102-311XPT120123

BUSS, Paulo Marchiori. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 163-168, jan./mar. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/HN778RhPf7JNSQGxWMjdMxB/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 6 abr. 2025.

COELHO, C. de F.; BURINI, R. C. Atividade física para prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis e da incapacidade funcional. Revista de Nutrição, Campinas, v. 22, n. 6, p. 937–946, 2009.

SOUSA GONÇALVES, Romário de et al. Educação em saúde como estratégia de prevenção e promoção da saúde de uma unidade básica de saúde. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 3, p. 5811-5817, 2020.

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

Ferreira, B. R., de Oliveira Marcilio, H., Soares Costa, M. F., Rodrigues Albino, M., & Lopes Costa, N. (2025). Aspectos para a promoção da saúde no Brasil. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 106–111. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1461