Análise do processo de produção de cerveja no contexto atual

leveduras e controle de qualidade

Autores

  • Beatriz Monteiro de Andrade Dias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Costa Lagoeiro Gomes de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Milena Oliveira Erbas da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roberta Amim Correia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Susan Nunes Morrow Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Produção de cerveja; Leveduras; Fermentação; Controle de qualidade; Processo produtivo.

Resumo

A produção de cerveja atual evolui com base em fundamentos tradicionais, enquanto incorpora inovações tecnológicas e sensoriais. Com o crescimento das microcervejarias, o uso de matérias-primas clássicas, como malte, lúpulo e leveduras, é alinhado a aditivos não convencionais, biotecnologia e novas práticas sustentáveis. A utilização de leveduras não tradicionais, essenciais na fermentação
alcoólica e na geração de compostos sensoriais, ganha espaço no contexto atual, permitindo evolução do mercado cervejeiro. Além disso, com o desenvolvimento tecnológico, são adicionados controles rigorosos ao processo, garantindo qualidade, segurança e padronização da cerveja.

Biografia do Autor

Beatriz Monteiro de Andrade Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Engenharia Química pela UFMG. Já atuou em projetos extracurriculares como bolsista de iniciação científica, membro de empresa júnior e organizadora de eventos. Atualmente, atua como estagiária na área de Otimização e Controle de Processos Industriais. Interessa-se por Pesquisa e Desenvolvimento, Operações e Otimização de Processos.

Mariana Costa Lagoeiro Gomes de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante do curso de graduação de Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi membro da Mult Jr, empresa júnior de Engenharia Química e Monitora de Físico-Química no Departamento de Química da UFMG. Foi parte da equipe organizadora de programas voluntários, como o Eng. Recebe e a feira Mercado em Conexão. Interessa-se por Engenharia, Análises laboratoriais e Processos.

Milena Oliveira Erbas da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Engenharia Química, atua como estagiária na área produtiva de manufatura de válvulas cardíacas, com vivência em processos industriais e controle de qualidade. Seu interesse profissional está voltado para os setores de biotecnologia, combustíveis e petróleo, com ênfase em soluções sustentáveis e inovação em processos produtivos. No artigo apresentado, analisa o controle de qualidade na produção de cerveja no Brasil, com foco na etapa fermentativa e na utilização de leveduras convencionais e não convencionais, destacando os impactos das inovações tecnológicas, exigências de mercado e práticas sustentáveis no setor cervejeiro.

Roberta Amim Correia, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Engenharia Química na UFMG. Já atuou como mentora do projeto MEEG que busca auxiliar alunos de baixa renda de toto o Brasil a passar no enem. Atualmente, atua em uma Iniciação Científica na UFMG e tem grande interesse na área de engenharia química e nas diversas possíbilidades de atuação de um engenheiro químico.

Susan Nunes Morrow, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e técnica em Química pelo COLTEC. Experiência em cromatografia gasosa (GC/MS) e em corrosão de ligas ferrosas. Grande interesse na área de controle de qualidade e  gerência de laboratório. Habilidades em Excel intermediário e inglês fluente. Comprometimento com segurança, trabalho em equipe e sustentabilidade.

Referências

DOUTOR DURANZ. O Boom das Cervejas Artesanais: Tendências e Inovações na Indústria Cervejeira. Disponível em:

<https://www.doutorduranz.com.br/post/oboom-das-cervejas-artesanaistend%C3%AAncias-e-inova%C3%A7%C3%B5es-naind%C3%BAstria-cervejeira>. Acesso em: 13 abr. 2025.

IORIZZO, M. et al. Role of Yeasts in the Brewing Process: Tradition and Innovation. Processes, Basel, v. 9, n. 5, p. 839, 2021.

MAZZARIOL, Marcelo. As Leis da Cerveja Artesanal no Brasil: Estudo de Constitucionalidade e Validade das Normas. JusBrasil, [2018]. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/artigos/as-leis-da-cerveja-artesanalnobrasil/549058900>. Acesso em: 12 abr. 2025.

OLIVEIRA, Ariane Maria Rodrigues de; DREVECK, Djenifer; ARL, Miriam. Análise do processo de produção de cerveja. São Bento do Sul – SC: Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UniSociesc, 2023.

RABELO, M. L. Análise do mercado nacional de cerveja: um estudo sobre os principais players, tendências de consumo e inovações tecnológicas. UFRJ, 2022.

SANTOS, Maria Eduarda de Jesus; COSTA, Mariana de Lourdes Rodrigues da; SANTANA, Paulo Victor; POLICARPO, Renata Veloso Santos. Produção e caracterização da cerveja artesanal no Brasil e no Estado de Minas Gerais. Congresso Brasileiro De Engenharia De Produção (CONBREPRO), 2019.

SAVEDRA, Lucas Alves; ROYER, Rogério; ROSA, Ariane Ferreira Porto. Aplicação de ferramentas da qualidade e planejamento para o controle de produção de cerveja artesanal. Revista Gestão Industrial, v. 17, n. 4, p. 73–90, 2021.

SCHUH, Silvane; PRECI, Daiane. Matérias-primas e etapas de processamento para elaboração de cerveja. FAI Faculdade de Itapiranga, [s.d.]. 1º Simpósio de Agronomia e Tecnologia em Alimentos.

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

de Andrade Dias, B. M., Lagoeiro Gomes de Souza, M. C., Erbas da Silva, M. O., Correia, R. A., & Morrow, S. N. (2025). Análise do processo de produção de cerveja no contexto atual: leveduras e controle de qualidade. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 47–52. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1460

Edição

Seção

TRABALHOS AGRACIADOS COM O PRÊMIO DE MENÇÃO HONROSA

Categorias