A face invisível do turismo

como a desigualdade social alimenta o turismo sexual

Autores

  • Alexssandra Rodrigues Batista Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Turismo sexual; Desigualdade Social; Exploração; Padrões de consumo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma a desigualdade social atua como fator estruturante e facilitador do turismo sexual no Brasil. A partir de uma análise interseccional que envolve raça, gênero, classe e território, o texto evidencia as raízes históricas e estruturais do problema, bem como os impactos da exploração sexual em comunidades vulneráveis. Através de uma revisão bibliográfica, busca-se não apenas compreender a complexidade do turismo sexual no contexto brasileiro, mas também propor alternativas para um turismo mais ético, responsável e livre de práticas exploratórias.

Biografia do Autor

Alexssandra Rodrigues Batista Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Turismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Interessa-se por sociologia do turismo.

Referências

CASTILHO, Cesar Teixeira et al. Dominique. Turismo sexual infanto-juvenil em xeque no contexto da Copa do Mundo de 2014. Revista Estudos Feministas, Scielo, p. 1-20, 25 ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/vZDJ4Y5TmLgNKSZCjsr3fHm/?lang=pt. Acesso em: 24 abr. 2025

Dominique. Turismo sexual infanto-juvenil em xeque no contexto da Copa do Mundo de 2014. Revista Estudos Feministas, Scielo, p. 1-20, 25 ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/vZDJ4Y5TmLgNKSZCjsr3fHm/?lang=pt . Acesso em: 01 maio. 2025.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 42. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

CASTILHO, Cesar Teixeira et al. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO (OMT). Introdução ao turismo. Trad.

Dolores M. R. Corner. São Paulo: Roca, 2001

RIBAS, Ana Beatriz Silva et al. turismo sexual e sua relação com determinadas estrategias de marketing empregadas por artistas. Etic 2023, [s. l.], v. 19, n. 19, p. 21-76, 28 set. 2023. Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/view/9634 . Acesso em: 20 abr. 2025.

SADENBERG. M. B, Cecília; DIAS FILHO, Antonio Jonas. O que é que a Bahia tem: O outro lado do turismo em Salvador. Salvador: CHAME, 1998

TAMBKE, Erika. mulheres brasil 40°: os estereótipos das mulheres brasileiras em londres. Espaço e Cultura, [S. l.], n. 34, p. 123–150, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/12744. Acesso em: 30 mai. 2025.

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

Batista Silva, A. R. (2025). A face invisível do turismo: como a desigualdade social alimenta o turismo sexual. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 64–69. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1456