Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá
poder, religião e razão do Estado
Palavras-chave:
Reforma de Josias, Ezequiel, Maquiavel, Centralização de poderResumo
Este artigo analisa as reformas religiosas de Ezequias (716–687 a.C.) e Josias (640–609 a.C.) em Judá pela ótica maquiavélica (O Príncipe). Argumenta que, além do zelo religioso (2 Reis 18–23; 2 Crônicas 29–34), elas foram estratégias de poder: Ezequias centralizou o culto em Jerusalém para enfraquecer rivais; Josias radicalizou-a, aproveitando o declínio assírio (fortuna) com ação decisiva (virtù), visando unificação nacional e "razão de Estado" frente à Babilônia. A narrativa bíblica, assim, revela um realismo político instrumental. Dificuldade principal: escassez de fontes extrabíblicas limitou análises contextuais, mas não invalida a tese, pois a narrativa bíblica (analisada criticamente) é o objeto de estudo.
Referências
BRETTLER, M. The Creation of History in Ancient Israel. Londres: Routledge, 1995.
DE WETTE, W. M. L. Dissertação Crítico-Exegética sobre Deuteronômio. Jena: 1805.
FINKELSTEIN, I.; SILBERMAN, N. A. A Bíblia Não Tinha Razão. São Paulo: A Girafa, 2001.
LIVERANI, M. Israel’s History and the History of Israel. Londres: Equinox, 2005.
MACHIAVELLI, N. O Príncipe. Trad. Maurício Santana Dias. São Paulo: Penguin Classics, 2010.
NOTH, M. Überlieferungsgeschichtliche Studien. Halle: Max Niemeyer Verlag, 1943.
VAVOURAS, E; THEODOSIADIS, M. The Concept of Religion in Machiavelli: Political Methodology, Propaganda and Ideological Enlightenment. Religions, out. 2024.
CRUQUI, J. O sonho de Josias: religião e poder, entre a resistência e violência emnome de Deus. UNITAS - Revista Eletrônica de Teologia e Ciências dasReligiões, Curitiba, fev. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Giulian Francele Fernandes Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.