Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá

poder, religião e razão do Estado

Autores

  • Giulian Francele Fernandes Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Reforma de Josias, Ezequiel, Maquiavel, Centralização de poder

Resumo

Este artigo analisa as reformas religiosas de Ezequias (716–687 a.C.) e Josias (640–609 a.C.) em Judá pela ótica maquiavélica (O Príncipe). Argumenta que, além do zelo religioso (2 Reis 18–23; 2 Crônicas 29–34), elas foram estratégias de poder: Ezequias centralizou o culto em Jerusalém para enfraquecer rivais; Josias radicalizou-a, aproveitando o declínio assírio (fortuna) com ação decisiva (virtù), visando unificação nacional e "razão de Estado" frente à Babilônia. A narrativa bíblica, assim, revela um realismo político instrumental. Dificuldade principal: escassez de fontes extrabíblicas limitou análises contextuais, mas não invalida a tese, pois a narrativa bíblica (analisada criticamente) é o objeto de estudo.

 

Biografia do Autor

Giulian Francele Fernandes Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Filosofia pela UFMG. Atua como instrutora de inglês autônoma há mais de uma década. Interessa-se por Linguística, Estudos Decoloniais, História Antiga, Psicologia Social, Filosofia Oriental e Filosofia Política.

 

Referências

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Publicado

13-10-2025

Como Citar

Fernandes Silva, G. F. (2025). Leitura maquiavélica de Josias e Ezequiel em Judá: poder, religião e razão do Estado. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 94–99. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1453