Controle e manipulação midiáticos

uma análise de "O Show de Truman” pela perspectiva da semiótica

Autores

  • Maria Luisa Silva Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Melissa Vieira Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

O Show de Truman, Manipulação midiática, Narrativa, Semiótica, Veridicção

Resumo

O presente trabalho traz a obra audiovisual metalinguística “O Show de Truman” (1998) enquanto ferramenta central de análise e exemplificação da manipulação e do controle exercidos por intermédio de recursos midiáticos ao
propor que o espectador acompanhe a vida de um homem que, sem seu conhecimento, tem sua vida transformada em um espetáculo televisivo a nível mundial desde o dia de seu nascimento. Utilizando os conceitos teorizados por Hjelmslev (1968) e Greimas e Courtés (1989) em seus trabalhos referentes à semiótica discursiva e abordando o tema focal do filme por intermédio de ferramentas de análise da narrativa, objetiva-se delinear o percurso gerativo do sentido no filme.

Referências

BARROS, D. L. P. de. Dizer verdadeiro: análise narrativa de “Desenredo”. In: BARROS, D. L. P. de. Da linguagem dos produtos à linguagem dos sentidos. São Paulo: Pontes, 2005.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. Tradução de Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Cultrix, 1989.

HJELMSLEV, L. La structure fondamentale du langage. Prolégomènes a une théorie du langage. Tradução de Anne-Marie Léonard. Paris: Minuit, 1968.

THE TRUMAN SHOW. Direção: Peter Weir. Produção de Scott Rudin, Andrew Niccol, Edward S. Feldman, Adam Schroeder. Estados Unidos: Paramount Pictures, 1998. 1 DVD.

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Publicado

13-10-2025

Como Citar

Ferreira, M. L. S., & Nogueira, M. V. (2025). Controle e manipulação midiáticos: uma análise de "O Show de Truman” pela perspectiva da semiótica. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 124–129. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1449