Controle e manipulação midiáticos
uma análise de "O Show de Truman” pela perspectiva da semiótica
Palavras-chave:
O Show de Truman, Manipulação midiática, Narrativa, Semiótica, VeridicçãoResumo
O presente trabalho traz a obra audiovisual metalinguística “O Show de Truman” (1998) enquanto ferramenta central de análise e exemplificação da manipulação e do controle exercidos por intermédio de recursos midiáticos ao
propor que o espectador acompanhe a vida de um homem que, sem seu conhecimento, tem sua vida transformada em um espetáculo televisivo a nível mundial desde o dia de seu nascimento. Utilizando os conceitos teorizados por Hjelmslev (1968) e Greimas e Courtés (1989) em seus trabalhos referentes à semiótica discursiva e abordando o tema focal do filme por intermédio de ferramentas de análise da narrativa, objetiva-se delinear o percurso gerativo do sentido no filme.
Referências
BARROS, D. L. P. de. Dizer verdadeiro: análise narrativa de “Desenredo”. In: BARROS, D. L. P. de. Da linguagem dos produtos à linguagem dos sentidos. São Paulo: Pontes, 2005.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. Tradução de Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Cultrix, 1989.
HJELMSLEV, L. La structure fondamentale du langage. Prolégomènes a une théorie du langage. Tradução de Anne-Marie Léonard. Paris: Minuit, 1968.
THE TRUMAN SHOW. Direção: Peter Weir. Produção de Scott Rudin, Andrew Niccol, Edward S. Feldman, Adam Schroeder. Estados Unidos: Paramount Pictures, 1998. 1 DVD.
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