A Interdisciplinaridade em Foco

uma revisão da literatura

Autores

  • Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paulo Henrique Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pedro Augusto Motta Daldegan Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Relevância, Impactos, Desenvolvimento, Aplicação interdisciplinar, Inovação

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão literária sobre a interdisciplinaridade, destacando os principais desafios enfrentados em sua implementação em cursos de graduação. Explora-se também a relevância dessa abordagem no cotidiano profissional e as estratégias para sua aplicação efetiva, uma vez que a integração entre diferentes áreas do conhecimento é fundamental para aprimorar tanto o processo educacional quanto a inovação social e econômica.

Biografia do Autor

Anna Clara Ferreira Costa Ramos Barreto, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, aluna de iniciação científica no Laboratório de Bacteriologia Aplicada. Participou de projetos de extensão como "Correção Ambiental e Reciclagem com Carroceiros de Belo Horizonte" e foi monitora da disciplina de Melhoramento Genético. Atualmente, realiza intercâmbio de estágio extracurricular na Dinamarca, atuando em uma fazenda de produção de leite.

Jordanna Karolinna Ribeiro Caracas, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Administração pela UFMG. Teve a oportunidade de participar da Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Econômicas, onde atuou como consultora e gerente de RH. Atualmente, trabalha na área de design organizacional da empresa Usiminas, referência no setor de siderurgia. Interessa-se mais por assuntos relacionados à gestão estratégica de pessoas, como formas de remuneração, planos de desenvolvimento, recrutamento seleção e, mais recentemente, people analytics.

Júlia Ferreira Araújo Andreazzi Prado, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Já atuou em escola particular infantil como auxiliar de classe e atualmente participa de projetos de educação básica na UFMG. Além disso realiza trabalho voluntário com enfoque na educação inclusiva e no suporte de alunos de escola pública no momento de vestibulares. Interessa-se por educação, projetos de extensão, inclusão e alfabetização.

Paulo Henrique Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Ciências Contabeis pela UFMG. Já atuou como contador e analista de fundos de investimento no Inter. Atualmente, atua estudando programação em tempo integral. Interessa-se por programação e contabilidade.

Pedro Augusto Motta Daldegan, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como estagiário em auditoria na ArcelorMittal. Possui experiência anterior na UFMG Consultoria Júnior, onde participou de estudos de viabilidade econômica, logística e processos. Interessa-se por finanças corporativas, auditoria, controles internos, produtos financeiros e ciência de dados aplicada à gestão.

Referências

CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al. Nova abordagem para identificar conexões disciplinares usando mapas conceituais: em busca da interdisciplinaridade no Ensino Superior. Ciência & Educação, v. 20, n. 2, p. 467-479, 2014 Tradução. DOI:

https://doi.org/10.1590/1516-73132014000200013. Acesso em: 29 mar. 2025

FERREIRA, Thiago Spiri; NEULS, Emanueli Mazur Ianoski; PUTINI, Fernanda Viero Dias; GOBATTO, Mariângela; TCHMOLO, Maycon Luiz. A contribuição da Interdisciplinaridade no alcance do ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 1, n. 4, 2023. Acesso em: 27 mar. 2025.

SHAW, Gisele Soares Lemos. Dificuldades da interdisciplinaridade no ensino em escola pública e privada: com a palavra, os educadores. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 19–40, 2018.

SILVA, Jessica Mayana Pereira. Reflexões acerca da interdisciplinaridade no desenvolvimento urbano e na assistência técnica. Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais, Recife, v. 13, 2024. DOI: https://doi.org/10.51359/2238- 8052.2024.260384. Acesso em: 27 mar. 2025.

Downloads

Publicado

24-06-2025

Como Citar

Ferreira Costa Ramos Barreto, A. C., Ribeiro Caracas, J. K., Araújo Andreazzi Prado, J. F., Lima, P. H., & Motta Daldegan, P. A. (2025). A Interdisciplinaridade em Foco: uma revisão da literatura. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 18–23. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1436

Edição

Seção

TRABALHOS AGRACIADOS COM O PRÊMIO DE MENÇÃO HONROSA

Categorias